Capitão De França assume comando da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve
Luis Claudio Antunes12 de dezembro de 2019Última atualização: 18 de maio de 2021
681
General Helder (centro), major Dan Milli (esquerda) e capitão De França. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 12 de dezembro, marcou a passagem e assunção de comando na 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (Aeromóvel), Unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP).
O novo comandante da única Companhia de Engenharia Aeromóvel do Exército Brasileiro é o capitão Heverton Medeiros de França, oriundo da Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende (RJ). O capitão assumiu no lugar do major Dan Milli Pereira que esteve à frente da Unidade desde novembro de 2017 e que agora seguirá para curso na Eceme, no Rio de Janeiro.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados, dentre elas, o general Helder de Freitas Braga, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel). A primeira atividade foi a inauguração do retrato do major Dan Milli na galeria dos ex-comandantes da Unidade, seguida de outras formalidades e da troca de mimos entre as esposas dos comandantes substituto (Carola) e substituído (Roberta).
TC Conrado e esposa e major Dan Milli e esposa. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
A formatura no pátio da Companhia foi iniciada com apresentação da tropa e oração do Combatente Aeromóvel, seguido de canto do Hino Nacional.
Na sequência, o major Dan Milli fez o uso da palavra e agradeceu a todos que contribuíram com seu comando e também a sua família pelo apoio em todos os momentos. O comandante da Brigada fez a leitura da referência elogiosa e, logo depois, foi lido o currículo do capitão De França, novo comandante.
Formatura de Passagem e Assunção de Comando na 12ª Cia E Cmb L, em Pinda. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
Então houve o ato de passagem e assunção do cargo, na presença do general Helder e de ex-comandantes da Unidade presentes na formatura. O novo comandante passou em revista à tropa, acompanhado do ex-comandante, major Dan Milli.
Capitão De França assumindo o comando da 12ª Cia E Cmb L, em Pinda. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa e logo após, foi servido um coquetel para os convidados nas dependências da Companhia.
Major Dan Milli e família. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE
Capitão Heverton Medeiros de França. (Foto: Alex Santos/PortalR3)
Nascido em 18 de março de 1984, na cidade de Cabedelo (PB), é filho de ALDEMIR FERREIRA DE FRANÇA e HELENA MEDEIROS DE FRANÇA.
Incorporou na fileiras do Exercito em 23 de fevereiro de 2002, na escola preparatória de cadetes do exército, sediada em campinas. Foi declarado como Aspirante-a-Oficial da Arma Engenharia em 25 de novembro de 2006, sendo classificado no 7º Batalhão de Engenharia de Combate, sediada em Natal (RN).
Foi nomeado para o curso de Engenharia da AMAN, onde desempenhou a função de Comandante de pelotão de cadetes do 3º ano no biênio 2010/2011.
Após isto, foi classificado na 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, em Jardim – MS, onde exerceu funções de Comandante do Pelotão de Engenharia e Apoio, chefe da SALC e Encarregado do setor de Material nos anos de 2012 a 2014.
Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2015 e foi classificado no 6º BEC, sediado em Boa Vista (RR), onde exerceu a função de Comandante de companhia de Engenharia de Construção, gerenciando operações de Construção no Quadrado Maldito do CIGS; na BR 401, entre Boa Vista e Bonfim; na construção da ponte semi-Permanente na região da PEF de Estirão do Equador e nos melhoramentos da Pista de Pouso da PEF de Auaris , nos anos de 2016 e 2017.
Foi designado para desempenhar a função de Observador Militar da ONU na Minusca, NA República Centro – Africana, em 2018. Durante o ano de 2019, exerceu a função de Comandante da 1ª Companhia do Curso Básico da AMAN.
Além dos cursos de Formação de Oficiais de Engenharia da AMAN e de Aperfeiçoamento de Oficiais da ESAO, possui os seguintes cursos e estágios:
– Curso Básico Paraquedista no CIpqdt GPB
– Construção Básica no CIGS
– Mestrado em Operações Militares na ESAO
– Preparação de Missão de paz para Oficiais no CCOPAB
– Emprego de minas/ Desminagem na EsIE
– Básico de Combatente de Montanha na AMAN
– Avançado de Combatente de Caatinga no 72º BI MTZ
– Fundamentos Básicos em Prevenção de Terrorismo com Minas Antipessoal e Artefatos Explosivos Improvisados, no Exército da Colômbia
– Básico de formação de Mergulhadores de Combate do Exército Argentino
– Busca e Medidas de Proteção contra Artefatos Explosivos, no Exército Uruguaio
– Mergulhador Autônomo, no CIAMA, Marinha do Brasil
– Demolição Submarina e de superfície, no CIAMA, Marinha do Brasil.
Foi condecorado com as seguintes medalhas: – Medalha caxias
– Medalha Marechal Hermes de Bronze com uma
– Medalha de Mérito à confraternidade Militar da Argentina
– Medalha da Minusca
– Medalha Prêmio Conde de Linhares
– Medalha Estrela das Forças Armadas do Equador
– Medalha Francisco José Caldas é Consagração da Colômbia
– Medalha Don Afonso Henrique 2ª Classe de Portugal
– Medalha Libertador General Bernardo O`Higgins do Chile
– Ordem do Mérito Estrela da Carababa da Venezuela
– Ordem Prócer da Liberdade José Miguel Lanza Cavaleiro da Bolívia
– Medalha Acadêmica do exército Peruano
– Medalha 18 de Maio de 1811 3° grau do Uruguai
– Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico do Paraguai.
É casado com a senhora Carola Araújo de França.
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
URL copiada
Luis Claudio Antunes12 de dezembro de 2019Última atualização: 18 de maio de 2021