Defesa Civil de Taubaté participa de oficina preparatória da Operação Chuvas de Verão

Share:

Agentes da Defesa Civil de Taubaté concluíram na última sexta-feira, dia 18, em Campos do Jordão a 1ª Oficina Preparatória da Operação Chuvas de Verão 2019/2020.

O encontro, realizado nos dias 17 e 18, faz parte de um treinamento da Secretaria de Estado da Casa Militar, por meio da Cepdec/SP (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) e reúne agentes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Nos meses que antecedem o período de chuvas, a Defesa Civil oferta capacitação aos agentes municipais que atuam nos Planos Preventivos de Defesa Civil com o objetivo de minimizar os efeitos de deslizamentos de terra e inundações, por exemplo.

No encontro foram abordados temas, como: legislação básica aplicada à proteção e defesa civil, geologia, meteorologia, registro de comunicação preliminar de ocorrência no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), procedimentos de assistência humanitária, situações de anormalidade, estrutura dos PPDC’s, valores acumulados de chuva, informações meteorológicas, vistoria de campo e exercícios práticos.