fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Senzala Hi-tech abre a programação musical de setembro em São José

(Foto: Divulgação)

O grupo musical Senzala Hi-tech tem uma formação bem diferente e curiosa. Foi idealizado pelo atleta de taekwondo Diogo Silva, medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2007; pelo rapper Sombra, integrante do grupo de rap tradicional SNJ, o produtor e músico Minari Groove Box (SNJ) e pelo cartunista e percussionista Junião (Lavoura).

Fortemente influenciado pela música e pelas artes visuais da África às Américas, seu repertório sonoro une o Hip Hop às influências musicais do funk/soul, samba, reggae, dub e sons da África às Américas. A identidade visual do grupo é inspirada em referências do Afrofuturismo, movimento estético-artístico que valoriza a ancestralidade africana na formação das culturas afro diaspóricas e suas conexões com o futuro através da arte. Os tambores e demais adereços rústicos e analógicos se aliam ao som digital da batida do hip hop e demais interferências eletrônicas.

Durante os três séculos de escravidão no Brasil, a Senzala era o lugar em que se confinava o negro em situação de extrema precariedade e humilhação. Hoje, a banda busca converter a Senzala em símbolo de resistência, pois acredita que ela foi o berço da aprendizagem que, somente permanecendo juntos, é possível lutar por liberdade, identidade e justiça. Formado em 2012, o coletivo se apresenta no Parque no domingo (01/09) às 11h com Diogo Silva (vocal), MC Sombra (vocal), Minari (produção musical/beatmaker) e Didi – Velho Dida (percussão). O Projeto Música no Parque conta com o apoio da MVituzzo Empreendimentos.

Dia Nacional do Voluntariado
O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado anualmente em 28 de agosto, data em foi sancionada a Lei nº 7.352, no ano de 1985. Em comemoração a data e ao primeiro ano do projeto Voluntários do Vicentina, a equipe da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, entidade sem fins lucrativos gestora do Parque, convida os interessados para uma apresentação do projeto, além de um treinamento para os voluntários da FLIM 2019.

A atividade ocorrerá na quarta-feira (28) às 19h, para participar, basta preencher a ficha de adesão ao projeto http://www.pqvicentinaaranha.org.br/seja-um-voluntario. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, os voluntários 18% da população, o percentual está abaixo da média mundial que é de 37%.

Semana no Parque
No dia 29 de agosto (quinta-feira), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Para apoiar nesta causa, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV), promove no Parque Vicentina Aranha, a ação VIVA + SEM CIGARRO. Das 07h às 19h (29/08), a equipe multidisciplinar do IOV estará no quiosque São João, realizando atividades de orientação e promovendo aulas de yoga, ginástica funcional e mat pilates gratuitas para os visitantes do parque. Para participar basta se dirigir ao local no horário das aulas.

Neste, ano além da ênfase na importância de abandonar o tabagismo para melhorar a qualidade de vida e prevenir o câncer, a equipe do IOV também irá alertar a população para o dano ambiental causado pelo cigarro, por meio de uma intervenção artística que será instalada na área verde do Parque.

Dados do Inca apontam que nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

Ainda na quinta-feira (29) às 19h, o grupo espontâneo Roda de Viola e Contação de Causos se reúne no gramado do Pavilhão São José para tocar viola caipira e trocar experiências sobre este instrumento que representa a cultura popular nacional. Para participar, basta comparecer.

O grupo Bordando no Vicentina encerra a programação de agosto o Parque no sábado (31) das 09 às 12h. O grupo reúne-se durante toda manhã no Quiosque Alfredo Galvão para trocar experiências e materiais, com o único objetivo de bordar. O projeto espontâneo é inspirado no Bordando na Praça de Brusque, Santa Catarina. Para participar, basta comparecer.

A programação de domingo (01/09) começa cedo, horário de baixa movimentação no Parque, cenário ideal para Observação de Aves. Às 08h15, o Pavilhão Central é o ponto de encontro para um passeio guiado para observação de aves, que ocorre no Parque Vicentina Aranha desde 2014. A atividade, com lugares limitados por ordem de chegada, é conduzida pelo Médico Veterinário Vagner Luis Camilotti, Mestre em Ecologia (UFRGS) e Doutor em Ciência do Sistema Terrestre (INPE). O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Instituto Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O projeto solidário e voluntário Quadradinhos que Acolhem, reúne-se no domingo (01) das 09h às 12h para tricotar. O ideia que consiste em fazer quadradinhos de 20 x 20cm em tricô ou crochê, em qualquer cor e ponto, para depois juntá-los para formar mantas que serão entregues a pessoas em situação de rua. Interessados podem participar tricotando, contribuir com a doação de lãs ou produzir os quadradinhos em casa e entrega-los no local do encontro ou na administração do Parque no horário comercial.

No domingo (01) das 10h às 13h, será possível visitar a exposição interativa Ciência no Parque. Com o intuito de aproximar as crianças do universo científico, o Ciência no Parque apresenta uma exposição onde experimentos são apresentados de forma lúdica e interativa, demonstrando fenômenos de mecânica, óptica, energia e ondas.

Estimulando a curiosidade, os experimentos propiciam o contato mediado com a cultura científica e tecnológica, respeitando o universo infantil. Além da exposição, o projeto conta com demonstrações de experimentos de física que podem ser feitos em casa, realizados por professores e especialistas sob coordenação do Professor Roberto Stempniak.

Também no domingo (01) das 09h às 13h, ocorrem as feira do Parque: Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica Naturalmente. A Biblioteca ao Ar Livre estará aberta das 09h às 12h, com um acervo de livros infanto-juvenis para uma gostosa leitura no Parque. Todas as atividades são livres e gratuitas, para participar basta comparecer.

Botão Voltar ao topo