fbpx

Museu do Folclore em São José adota atividade de leitura na biblioteca

Estagiária realiza leitura de livros na biblioteca, como parte das atividades de visitas em grupo. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Eles ainda não sabem ler, mas ficaram atentos aos ‘causos’ que a estagiária Maria Clara Fonseca Russo Naves contou, na manhã desta terça-feira (18), na biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos.

O público, neste caso, era de alunos da Emei Maria José Guido Brogliato Freire, do Jardim Colonial (região sul).

A atividade de leitura na biblioteca do museu (especializada em cultura popular) passou a integrar o roteiro de visitas em grupo, principalmente de escolas. Ontem, em especial, foram abordadas duas publicações com os alunos de educação infantil da escola visitante: Mentiras Caipiras (Mário Bag) e O que se conta daqui… (Érica Turci e Tatiana Baruel).

Para alunos do ensino fundamental e médio, a dinâmica será outra, mas sempre visando estimular a leitura. “A programação das visitas é discutida previamente com as escolas, ainda no agendamento, o que facilita o trabalho da equipe”, enfatiza a gestora do museu, Francine Maia.

O grupo visitante desta terça-feira era formado por 16 alunos, dois professores e dez pais. Além desta dinâmica na biblioteca, os alunos também visitaram a exposição permanente, se divertiram na brinquedoteca e participaram de outras atividades propostas pelo setor educativo do museu.

Agendamento

As visitas em grupo podem ser pré-agendadas pelo site do museu, e acontecem somente de terça a sexta em dois períodos, em horários específicos. As visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore, criando pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Botão Voltar ao topo