Alegre, carismático e brincalhão. Esse é seu Florentino Zandonadi. Com 96 anos de idade, completados no dia 3 de fevereiro de 2019, o capixaba de Conceição de Castelo, pai de 7 filhos, carrega na alma e em seu coração, histórias de superação e de luta, e quando digo de luta, é luta mesmo, de guerra, no caso, a 2ª Guerra Mundial, um dos mais horrendos capítulos da história da humanidade, onde os países Aliados lutaram em uma batalha sangrenta com os ditos países do Eixo entre 1939 e 1945.
• O tenente Florentino Zandonadi faleceu no dia 8 de novembro de 2025, aos 102 anos de idade. Veja os detalhes neste link.
Zandonadi integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele foi um dos mais de 25 mil brasileiros que deixaram seu país para combater as forças inimigas na Itália nos idos de 1944. No posto de 1º Ten FEB, Zandonadi lembra de muitas histórias, de muitos momentos marcantes de uma vida dedicada ao Exército Brasileiro.

A história desse homem que lutou em prol do próximo e pela liberdade que temos hoje, começou em Pindamonhangaba, história que poucos sabem. Ele iniciou sua vida militar em 1940 no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, antiga unidade do Exército Brasileiro, onde atualmente, está sediado o 2º Batalhão de Engenharia de Combate.
No dia 14 de junho, a convite do coronel Conrado, comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”, e de Maidel Branco, presidente do Grupo Febiano Montese, o Tenente Florentino Zandonadi esteve em Pindamonhangaba, acompanhado da esposa, para um encontro especial com o PortalR3.
Em um bate-papo descontraído, realizado em frente ao monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), o veterano relembrou momentos marcantes de sua trajetória na Segunda Guerra Mundial.
🎥 Assista à entrevista completa no vídeo acima.

