publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Nota de Falecimento: 1º Tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira

Herói da FEB e combatente em Monte Castello e Montese, o tenente Zandonadi faleceu aos 102 anos; velório ocorre neste domingo (9), em Taubaté.

Tenente da FEB Florentino Zandonadi
Tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira. (Foto: Sandro Mendes/PortalR3)

O Comando de Aviação do Exército e o 6º Batalhão de Infantaria Leve (Aeromóvel) comunicaram, com profundo pesar, o falecimento do 1º Tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrido na noite do último sábado, dia 8 de novembro de 2025, aos 102 anos de idade.

Nascido em 3 de fevereiro de 1923, em Conceição do Castelo (ES), o Tenente Zandonadi iniciou sua carreira militar em 1940, no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, em Pindamonhangaba (SP) — unidade que mais tarde daria origem ao atual 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, integrou o 6º Regimento de Infantaria da FEB, participando de combates históricos na campanha da Itália, como as batalhas de Monte Castello e Montese. Sua bravura, disciplina e espírito de companheirismo tornaram-se símbolo do heroísmo dos pracinhas brasileiros que lutaram pela liberdade e pela democracia.

Em 2025, ao completar 102 anos, foi homenageado em sua residência, em Natividade da Serra (SP), com a presença de oficiais do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, entre eles o General de Brigada Igor Lessa Pasinato e o Tenente-Coronel Luís Fernando Hilgenberg Júnior. A cerimônia contou com a execução da “Canção do Expedicionário”, reafirmando o reconhecimento do Exército Brasileiro à sua trajetória exemplar.

O velório do Tenente Florentino Zandonadi ocorre neste domingo (9), na sala 5 do Velório e Crematório São Benedito, localizado na Avenida Dr. Emílio Winther, 720 – Centro, Taubaté (SP), com término previsto para 15h30, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal de Taubaté.

Pai de sete filhos, o veterano sempre destacou o orgulho de ter servido ao Brasil e o valor do companheirismo vivido entre os soldados durante a guerra. Sua vida permanece como exemplo de patriotismo, lealdade e amor à Pátria.

Em 2019, o PortalR3 fez uma longa entrevista com o pracinha, que pode ser conferida neste link.

📍 Leia mais notícias sobre a FEB clicando aqui.

Botão Voltar ao topo