fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Edutran forma mais 600 crianças em Pindamonhangaba; veja galeria de fotos

Evento aconteceu no “CE João do Pulo”. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O projeto Edutran, – Educação no Trânsito – realizou na sexta-feira, 30 de novembro, a formatura de 600 crianças atendidas em 2018. A cerimônia aconteceu no Centro Esportivo “João do Pulo” e contou com a presença do prefeito Isael Domingues e da primeira-dama Cláudia Domingues, vereadores, integrantes do projeto, convidados e familiares dos alunos.

Autoridades presentes no evento. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Neste segundo semestre, participaram 13 escolas da rede municipal de ensino. As unidades receberam os agentes de trânsito, que junto às crianças desenvolveram atividades de conscientização. Foram desenvolvidas também pelo projeto, ações como distribuição de cartas para os motoristas e blitz educativas.

O prefeito Isael Domingues falou sobre o Edutran. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

“É um projeto Educacional teórico-prático. As crianças aprendem com a vivência da prática de quais são as rotinas do trânsito, o que elas podem fazer, quais as proposituras que podem fazer para tornar um trânsito mais suave, mais amável e mais respeitoso”, destaca Isael Domingues.

O projeto faz com que as pessoas entendam que todos fazem parte do mesmo sistema que só flui bem através do respeito, todo motorista, em algum momento ele é pedestre, então ninguém tá querendo fazer aqui partidarismo porque ninguém é 100% pedestre e ninguém é 100% condutor, então temos que respeitar o condutor e o condutor tem que respeitar o pedestre, porque em determinado momento vamos ser o condutor ou o pedestre, isso é a coisa mais obvia, essa vivência com o pessoal do Detran também faz parte da nossa educação, a nossa educação está bem valorizada, nós estamos com 6.9 no IDEB. Saímos 6.4 e isso significa que o trabalho está sendo feito, ninguém tem como não reconhecer isso”, diz o prefeito.

Banda da Polícia Militar abrilhantou o evento em Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O agente de trânsito, José Ouverney Júnior, destaca os objetivos do Edutran. “É conscientizar as crianças, educá-las para conviver nesse transito que nós temos hoje em dia e não é nada fácil. Às vezes os pais e a família não sabem regras de trânsito, às vezes também não respeitam muitas e nossa preocupação é totalmente com as crianças, como elas vão atravessar uma rua, se vai olhar para o lado dos dois lados, como que elas vão se comportar diante do semáforo, se tem sinalização dentro do carro, que o uso do cinto e hoje em dia está difícil as pessoas usarem, então o objetivo na verdade são dois: a curto prazo, queremos que essas crianças tenham segurança pra já, para agora, e a longo prazo, essas crianças estarão dirigindo, daqui uns 10 anos, e com certeza teremos um futuro com motorista bem mais consciência e mais educados”, enfatiza.

Formatura do Edutran 2018 em Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Ele também explica como são desenvolvidas as atividades. “As aulas são dentro da sala de aula em parceria com a Secretaria de Educação e com as professoras que nos apoiam em sala de aula. Nós revezamos a aula teórica e prática, então nós temos a teoria sobre pedestres, travessia de rua, cinto de segurança, sinalização de trânsito, brincadeiras na rua e ciclistas e essas aulas tem a parte prática que é uma atividade lúdica sobre a aula que eles tiveram”, finaliza.

Alunos receberam certificados do Edutran 2018. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A formatura no Centro Esportivo “João  do Pulo” contou com várias atrações, como música com a banda da Polícia Militar, entrega de certificados e premiação dos melhores alunos de redação e desenho sobre o tema.

? Galeria de fotos do evento no “CE João do Pulo”

Veja também




Botão Voltar ao topo