
Entre os dias 21 e 25 de maio, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, unidade do Exército Brasileiro, com sede em Pindamonhangaba (SP), promoveu um estágio de Operação com Explosivos e Munições para militares das Organizações do Comando Militar do Sudeste (CMSE).
O estágio tem por finalidade qualificar as Turmas de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados (TULEDEF) no tocante ao emprego, a armazenagem e o manuseio de artefatos explosivos; atualizar o conhecimento técnico na área de explosivos; capacitar os militares a realizarem a abordagem; identificação e a destruição de artefato explosivo e identificar proceder a neutralização de artefatos improvisados.

Segundo o Batalhão Borba Gato, o estágio contou com a participação de diversos militares especializados que servem na Unidade, os quais ministraram instruções teóricas e práticas realizadas nas instalações do Batalhão e na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Piquete (SP).
Ao final foram apresentados os Robôs do Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) empregados na desativação de explosivos.
Batalhão Borba Gato na Vanguarda da Engenharia de Combate
Veja também