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Vendas do Dia das Mães devem crescer 9% na região

(Foto; Divulgação)

A principal data comemorativa deste primeiro semestre chegou e deve movimentar o comércio durante a semana. O Dia das Mães impulsiona diversos setores, como moda, perfumaria, eletrônicos, flores e supermercados.

De acordo com um levantamento do Sincovat,(Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), as vendas em maio deste ano devem crescer 9% com relação ao mesmo mês de 2024.

Se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 6,4 bilhões será o maior para um mês de maio desde o início da série histórica em 2008 e significará um aumento de R$ 542 milhões nas receitas em relação ao ano passado.

O varejo da região do Vale bateu recorde de vendas em 2024 e apresentou resultados positivos no 1º bimestre do ano puxado pelos supermercados, embora alguns segmentos tenham exibido desaceleração. “Sabemos que a conjuntura econômica segue desafiadora para os varejistas, com juros elevados e inflação acima do teto da meta, pressionando o orçamento das famílias.

No entanto, o Dia das Mãe possui um apelo comercial muito grande e, por conta do mercado de trabalho aquecido, do aumento da renda, e pelo fato de os dados mostrarem uma queda da inadimplência em relação ao ano passado, acreditamos que vá acompanhar as últimas datas comemorativas de 2024 e bater recorde de vendas”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

A boa notícia para os filhos é que os itens de vestuário e calçados, normalmente os preferidos na hora de presentear, estão mais baratos do que no ano passado ou os preços subiram abaixo da inflação geral: o preço do vestido, por exemplo, recuou 4,70% no acumulado dos últimos doze meses.

Já os preços da calça comprida feminina e do tênis recuaram 1,53% e 0,29%, respectivamente. Subiram em ritmo inferior à inflação geral (5,77%), a sandália/chinelo (2,37%); a blusa (3,18%) e o sapato feminino (5,57%).

Já para aqueles que optarem por levar a mãe para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 6,99%, o do cafezinho avançou 12,83% e o da cerveja, 10,43%.

Quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 4,89% a mais do que no ano passado. Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+10,54%), Passagem Aérea (+5,20%) e Ônibus Interestadual (9,58%). Em contrapartida, os pacotes turísticos ficaram 3,13% mais baratos.

Metodologia – As projeções são elaboradas com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), a qual utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista.

A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) através de um convênio de cooperação técnica com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

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