fbpx

Em Pindamonhangaba, programa de educação emocional ajuda crianças no desenvolvimento integral

Pesquisa realizada pela ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, para avaliação de impacto do Amigos do Zippy, programa de desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, apontou que 100% dos 172 alunos de cinco escolas municipais de Pindamonhangaba (SP) demonstraram significativo aumento de atitudes positivas no ambiente escolar após participarem da intervenção. As crianças aprenderam a lidar com mudanças, superar perdas, manter laços de afetividade, fortalecer a relação de confiança com o professor, desenvolver o gosto por ir à escola, além de motivação para aprender e até evolução na comunicação oral.

A pesquisa contou com a participação de sete docentes (professores e orientadores) e 88 pais e/ou responsáveis. Outras características positivas foram observadas e destacadas pelos educadores. Quase 75% dos alunos desenvolveram novas habilidades e comportamentos como: ajuda aos colegas, manifestação assertiva de opiniões, naturalidade para solicitar o auxílio dos familiares quando têm dificuldades e interesse em obter novos conhecimentos. E, em função do desenvolvimento, apresentaram aumento de autoconfiança e autoestima.

Para os professores, a melhoria do relacionamento afetivo com a turma, um novo conceito sobre o papel do professor, a auto avaliação do trabalho, o estímulo aos alunos a praticarem as habilidades aprendidas, a postura otimista e a valorização do conhecimento do aluno foram consequências de um trabalho intenso e prazeroso realizado nas aulas. “Aprendi muito com o programa, principalmente em como lidar com os meus sentimentos. Eu me entendo mais, posso proporcionar uma interação com eles muito mais harmônica, compreensiva e afetuosa. Eu adorei participar e gostaria de continuar em 2018. Nós merecemos esse carinho do AZ e as crianças também”, revela professora da rede de ensino da cidade.

O Amigos do Zippy é desenvolvido em Pindamonhangaba (SP) por meio de uma parceria entre a ASEC e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio financeiro da Gerdau.

Segundo Tania Paris, fundadora da ASEC, a intenção é promover a saúde emocional desde cedo na infância, aumentando-lhes a autoestima e autonomia, o que facilita encararem, de forma mais segura, os desafios acadêmicos. “Ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, a criança se prepara para toda a sorte de desafios que a vida nos reserva, com recursos para enfrenta-los positivamente”, afirma.

Sobre o Amigos do Zippy
O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças a partir dos seis anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas.

O programa é desenvolvido em sala de aula pelo próprio professor das crianças, que é especialmente capacitado para isso. São seis módulos, baseados nas histórias do inseto Zippy – um bicho-pau – e seus amigos, um grupo de crianças, abordando temas como: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades familiares às crianças. Cada módulo possui quatro aulas de uma hora, desenvolvidas uma vez por semana, durante seis meses.

Mais de 280 mil crianças já participaram do Amigos do Zippy no Brasil.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo