Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias de Caraguá

O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com as Secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Esportes, Educação, Comunicação e Fundacc. (Foto: Luis Gava/PMC)

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou no último sábado, dia 16, um mutirão de limpeza na praia do Camaroeiro até a Pedra da Freira, reunindo mais de 100 pessoas na ação.

A data também foi comemorada por diversas outras entidades e Ongs que estiveram nas praias Porto Novo, Flexeiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha. Entre papéis, plásticos, pontas de cigarro, isopor, vidros e outros agentes poluentes, foram retirados um total de 2,2 toneladas de resíduos. Só na praia do Camaroeiro, foram 570 Kg.

O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com as Secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Esportes, Educação, Comunicação e Fundacc. Também participaram importantes parceiros como a Sabesp, o Colégio Adventista de Caraguatatuba, o Lions Clube Caraguatatuba Mar, as empresas Sineplast, Paradia Pão Vitória e Niltex Soluções em Suporte.

As atividades foram iniciadas às 8h com alongamento e orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Os voluntários receberam coletores, luvas, água e frutas.

Os irmãos Welisson, 10 anos, e Carlos, 8 anos, participaram da limpeza da praia em acompanhados pela mãe.

Cada um deles conseguiu encher um saco com resíduos e estavam satisfeitos em cumprir a missão. “Estamos aqui para ensinar os adultos a não jogar lixo no chão”, disse o mais velho.

Para o irmão mais novo, não poluir a praia é defender a vida dos bichos do mar. “Já pensou se uma tartaruga engole essa tampinha de garrafa?”, questiona ele.

Indignada com a variedade de resíduos encontrados na areia, a voluntária Maria de Fátima Marques de Souza ressaltou que a limpeza da praia também cabe aos pescadores. “Eles também devem fazer a sua parte, pois o mar é o local de trabalho deles, eles dependem da vida marinha para sobreviver”.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, considerou positiva a ação na praia e destacou a dedicação e o apoio dos parceiros. Para ele, é importante que a Prefeitura consiga atrair a população para participar de atividades como essa.

Sobre a data

O Dia Mundial de Limpeza de Praia é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). Esse dia foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy há 26 anos.

A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente e a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos, um elemento de extrema importância a vida.

Botão Voltar ao topo