
Com uma cerimônia marcada por emoção, histórias de superação e gestos de gratidão, a Escola Caminho das Estrelas (ECE), subordinada à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), celebrou no dia 22/08 seus 39 anos de Fundação em Alcântara (MA). Mais do que relembrar a passagem do tempo, a data reforçou o papel da Instituição como referência educacional na região.
Fundada em 19 de agosto de 1986 em instalações simples no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a Escola nasceu graças ao empenho de professores civis da Aeronáutica, que formaram as primeiras turmas. Em 2016, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), ganhou sua sede atual, tornando-se símbolo de um sonho coletivo realizado. Hoje, atende mais de 150 alunos, de 07 a 14 anos, oferecendo todos os anos do Ensino Fundamental a filhos de militares, servidores civis e à comunidade local.
Desde 2019, a ECE integra o modelo das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira (FAB), adotando gestão mista e alinhando seu currículo a instituições de excelência, como o Colégio Brigadeiro Newton Braga (RJ) e o Colégio Tenente Rêgo Barros (PA).
Celebração
A solenidade oficial ocorreu na sede da Escola, presidida pelo Vice-Diretor do CLA, Coronel Intendente Carlos Alexandre da Silva Neto.
Entre os destaques da cerimônia esteve a doação de cerca de 350 livros para o acervo da ECE, resultado de um projeto do estudante do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, Roberto Vítorio A. E. Reis de Carvalho, representado por seu pai, o Procurador do Ministério Público Militar Alexandre Reis de Carvalho.
Outro momento especial foi a entrega do Título Honorífico “Amigo da ECE” ao Coronel Carlos Alexandre da Silva Neto e a José Ribamar Abreu, além de uma homenagem ao Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza. Alunos também prestaram tributos à Escola por meio de apresentações, reforçando o sentimento de pertencimento.
Reconhecimento e emoção
“A ECE é muito mais do que um edifício erguido em 2016. É uma casa de sonhos realizados, onde professores e alunos constroem diariamente um futuro de esperança, valores e transformação. Não podemos esquecer em momento algum o motivo principal de estarmos todos aqui: nossos alunos”, destacou o diretor da Escola, Major Aviador Frederico de Brito Machado.
Durante a solenidade, estudantes foram homenageados com certificados e prêmios oferecidos pela AEB, entre eles atletas e medalhistas de olimpíadas estudantis, além dos melhores desempenhos acadêmicos do semestre.
O encerramento foi marcado pelo tradicional corte do bolo, que simbolizou a união de gerações: a Professora aposentada Alvina Araújo Oliveira, o atual Diretor da Escola e a Aluna Eloá Valentina Martins Viegas representaram, juntos, passado, presente e futuro da instituição.
Legado
Ao completar 39 anos, a Escola Caminho das Estrelas reafirma sua missão de educar com qualidade, formar cidadãos conscientes e transformar vidas celebrando não apenas sua história, mas também o futuro que segue construindo em Alcântara e para o Brasil.