publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fisioterapia da Unitau auxilia na reabilitação de pessoas que perderam movimentos

Entre os atendimentos disponíveis, está a ala de tratamento de lesões nervosas periféricas, traumas que acometem os nervos e causam paralisia dos movimentos. (Foto: Divulgação/Unitau)

A Clínica de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) é um espaço para que os alunos do curso de Fisioterapia possam complementar o aprendizado por meio do estágio supervisionado.

Além disso, a Clínica também é muito importante para a população, devido aos serviços oferecidos gratuitamente.

Entre os atendimentos disponíveis, está a ala de tratamento de lesões nervosas periféricas, traumas que acometem os nervos e causam paralisia dos movimentos.  Apesar de ser um tipo de tratamento pouco conhecido, é um dos serviços mais procurados na Clínica.

“A procura é muito grande e, infelizmente, é maior do que nós conseguimos tratar”, conta o Prof. Dr. Rubens Araújo, orientador da ala. Grande parte das pessoas que procuram esse tipo de atendimento foi vítima de acidentes de motos ou no trabalho.

Todo o tratamento é feito pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia da UNITAU e orientado por um professor.

Antes de iniciar os atendimentos, os estudantes recebem um treinamento e estudam o caso do paciente, para proporcionarem o melhor tratamento possível. Manoel Leite é paciente há quatro anos e conheceu a Clínica após um encaminhamento.

Ele sofreu um acidente enquanto trabalhava e perdeu os movimentos laterais do braço esquerdo. “Sou muito grato à Clínica, aos alunos e aos professores. Eu não movimentava o braço, agora já consigo me virar.”, ressalta o paciente.

O trabalho na Clínica é uma via de mão dupla. Para os alunos, é gratificante o contato com os pacientes e a alegria em cada evolução ao longo do tratamento.

“Acompanhar o paciente, ver a melhora dele por meio do trabalho que realizamos é muito bacana. É incrível poder ajudá-los nesse processo.”, finaliza Thales Silva, aluno do 7º semestre do curso de Fisioterapia.

Botão Voltar ao topo