
A Prefeitura de São José dos Campos registrou um aumento expressivo na destinação correta de materiais eletroeletrônicos em 2025. Ao todo, a Urbam (Urbanizadora Municipal) recolheu 42,9 toneladas de equipamentos nas residências da cidade.
O volume reflete o trabalho contínuo de educação ambiental e a facilidade do descarte oferecido pelo município. A retirada gratuita visa evitar que aparelhos obsoletos sejam descartados de forma irregular junto ao lixo comum.
O descarte incorreto é um risco silencioso, pois estes objetos possuem metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. Quando expostos ao meio ambiente, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, além de causar graves danos à saúde.
Descarte
Os materiais recolhidos são armazenados na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos e posteriormente, são encaminhados para a desmontagem, triagem e destinação ambientalmente adequada dos componentes processados em empresas especializadas em logística reversa.
Para facilitar o trabalho das equipes de coleta, a Urbam orienta que moradores de prédios e condomínios especifiquem o complemento do endereço de forma completa no momento do registro do chamado.
Agendamento
O registro de chamados deve ser realizado preferencialmente pelo aplicativo 156 SJCampos. A ferramenta direciona a demanda para o setor responsável de forma direta, agilizando o atendimento.
O serviço é exclusivo para usuários domésticos (pequenas quantidades). Empresas devem continuar dando destino próprio aos seus resíduos eletroeletrônicos.
Canais de atendimento:
Aplicativo: 156 SJCampos (iOS e Android)
Telefone: Central 156
Site: www.sjc.sp.gov.br/156