
Uma publicação para adolescentes que aborda expressão de gênero, identidade de gênero e a origem da desigualdade social entre homens e mulheres será lançada neste mês de março, em Lorena. “Mochilando pelo mundo eu”, de autoria da jornalista Geovana Mara promete surpreender os leitores pela sutileza com que o tema é tratado, já que se trata de um assunto tão debatido na atualidade.
Composto por reportagens que contam por meio da história e da ciência, diferentes formas de expressão de gênero bem como sexualidade, o livro propõe-se a trazer uma grande mensagem de amor e respeito para os jovens.
“É preciso promover uma reflexão sobre os preconceitos culturais, que são inseridos nas pessoas sem que elas percebam que carregam algum pré-julgamento. Oferecer uma possibilidade para o leitor viajar dentro de si mesmo, encarando seus conceitos e preconceitos, é dar a chance de uma geração entender mais sobre o respeito”, explica a autora.
O livro apresenta ao final de cada reportagem literária, um capítulo de um diário de viagem, uma narrativa que a autora desenvolveu, contada por meio de um personagem sem idade e gênero definidos, sobre uma viagem ao estilo “mochilão”. O clímax dos textos é a forma que o personagem reage diante de ações de resistência e preconceito com respeito.
“Mochilando pelo mundo eu” foi planejado e escrito em menos de um ano. “Foi todo um processo de pesquisa, depois o desenvolvimento das reportagens e narrativas Em aproximadamente 5 meses a obra já estava pronta”, relata.
Geovana Mara tem 21 anos e mora em Lorena, interior de São Paulo. O livro tem lançamento marcado no dia 31 de março, no Centro Universitário FATEA – Unifatea, e no dia 8 de abril, na Livraria Cultura, em São Paulo.