Ilhabela faz lançamento do projeto Operação Praia Limpa

Participantes da operação em Ilhabela. (Foto: Divulgação/PMI)

Teve início na manhã do sábado (7), em Ilhabela, no Litoral Norte, a projeto Operação Praia Limpa. Em seu sétimo ano, a ação conta com o apoio da prefeitura da cidade e irá percorrer todas as praias, com blitz para abordagens no trânsito e no receptivo de navios, sempre buscando orientar turistas e moradores sobre a importância de um comportamento ecologicamente correto no arquipélago.

A iniciativa está sob a orientação da Secretaria do Meio Ambiente, que enfatizou a importância de trabalhar corretamente a destinação dos resíduos sólidos, reciclados ou não. “Nós sempre estaremos apoiando ações com essas propostas e em benefício da cidade”, disse o secretário Mauro Oliveira.

Este é o sétimo ano que o projeto acontece e durante as abordagens, a equipe distribui sacolinhas oxibiodegradáveis (para o correto destino dos resíduos), sacolas retornáveis e mudas de plantas de reflorestamento, além de folders educativos com dicas de reciclagem. Durante as atuações, são retirados por dia das praias e do mar, mais de 100 kg de detritos “esquecidos” no meio ambiente.

Segundo a prefeitura, até o Carnaval muitas atividades serão realizadas, como mutirões de limpeza, distribuição de mudas de plantas e sacolas retornáveis, limpeza das costeiras e ações para a retirada do lixo marinho em toda orla.

“Treinamos nossas equipes para que façam sempre abordagens educadas, pedindo a colaboração do banhista e, sempre quando viável, explicando sobre os detalhes que poluem nosso planeta que, na maioria das vezes, passam despercebidos pela falta de informação”, declarou o diretor do projeto, Rogério Vieira Lima Muniz.

Durante a ação serão disponibilizados cerca de 40 tambores, a serem colocados nas entradas das praias e cachoeiras para o descarte das sacolinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo