Viagem Literária promove contação de histórias com Giba Pedroza em Caraguá

 Giba Pedroza em “A menina trança rimas”, no especial da TV Cultura/2009. (Foto: Divulgação)
Giba Pedroza em “A menina trança rimas”, no especial da TV Cultura/2009. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 12 e 30/9 a nona temporada do programa Viagem Literária, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, percorrerá 85 cidades do interior e litoral paulista, levando contadores de histórias para 170 atividades gratuitas abertas a toda a comunidade nas bibliotecas públicas locais.

Em Caraguatatuba, o programa prevê no dia 20/9 (terça-feira), às 10h e às 15h, na Praça do Caiçara, no Centro, a contação da história “Saci – Lenda, Mito e Poesia” com o ator Giba Pedroza. A atividade substituirá a contação de histórias com João Acaiabe, que por recomendação médica não poderá viajar nos próximos 30 dias.

Integrado a um conjunto de ações da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado de São Paulo, o programa Viagem Literária vem, desde 2008, promovendo encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas públicas municipais, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

O programa é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), encontrando sempre ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural dos municípios paulistas. Desde 2012, foram realizadas 970 atividades que tiveram a participação de mais de 108 mil pessoas.

Aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista é um dos objetivos do programa. Anualmente, dezenas de cidades recebem nomes consagrados para falar de livros, personagens e histórias que estão sendo registradas na literatura brasileira contemporânea.

Sucesso entre as crianças de todas as idades, a contação de histórias facilita o contato com a literatura, fora da escola, de uma forma divertida e lúdica. Os contadores transformam cada narrativa em um mundo de imaginação e criatividade, primeiro passo para formar um leitor-cidadão.

A Praça do Caiçara está localizada atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.
Sobre Giba Pedroza

É contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral, há 20 anos. Realiza apresentações e oficinas para educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e ONGs. Em 2004, lança o CD-Livro, do Grupo Girasonhos, “Roda de Histórias”, com o qual realiza diversos espetáculos, recebendo elogios da critica especializada. Duas histórias do disco – “Olha que eu vi o Saci Pererê” e a “Lenda do Jurutaí” – viraram desenhos animados e são exibidos, constantemente, pela Tv Cultura e Tv Ratimbum.

Foi redator, produtor e roteirista de programas televisivos e radiofônicos destinados ao público infantil como o “Quintal Encantado” (rádio USP), “Turma da Fofura” (Rede Bandeirantes) entre outros. Fundador de importantes núcleos de pesquisa e divulgação das histórias como o Guapuruvú e o Grupo Girasonhos, com o qual atuou por dez anos.

Recentemente foi representante do Brasil no Cuenteros – Encuentro Hispânico de Narración Oral, realizado em maio de 2006 em Miami/EUA e que contou com diversos contadores e escritores da América Latina.

Atualmente integra, ao lado da instrumentista Renata Mattar, a Cia. Contos de Todos os Cantos, que tem como característica principal a pesquisa e divulgação da literatura e cultura infantil de diversos países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo