fbpx

Liga Nacional de Handebol começa com novo formato

Pinheiros (SP) é o atual campeão da Liga Masculina (Bruno Miani/Photo&Grafia)
Pinheiros (SP) é o atual campeão da Liga Masculina (Bruno Miani/Photo&Grafia)

As emoções da Liga Nacional Masculina e Feminina de Handebol estão prestes a começar. Em novo formato, a edição de 2016 da competição conta agora com maior número de equipes e tem o objetivo de promover intercâmbio entre todas as regiões do Brasil.

A Liga será dividida em três Conferências. Uma que irá abranger os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, outra a região Nordeste e mais uma para o Norte.

As três regiões jogarão a primeira fase entre si e se cruzarão a partir das quartas de final. As semifinais e finais serão disputadas em local único, indicado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

A Liga Nacional Masculina contará com 31 equipes (15 do Nordeste, oito do Norte e oito do Sul/Sudeste/Centro). A Conferência Sul/Sudeste/Centro será disputada em pontos corridos e as quatro equipes melhores classificadas vão para as quartas de final. Já a Nordeste será dividia em quatro grupos.

Os dois melhores de cada chave vão para a fase mata-mata da região e só os dois primeiros colocados da Conferência avançam às quartas de final da Liga.

A Conferência Norte funciona da mesma forma, mas contém apenas duas chaves. Enquanto isso, a Liga Nacional Feminina terá 20 times (oito do Norte, sete do Nordeste e cinco do Sul/Sudeste/Centro) e o formato das Conferências será exatamente o mesmo do naipe masculino. A única diferença é que a Conferência Nordeste Feminina contará com duas chaves na disputa.

Presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destacou que o novo formato vai agregar muito para o desenvolvimento do esporte por todo o Brasil. “Já tínhamos planejado esse novo modelo da Liga Nacional há algum tempo .

O projeto foi bem aceito pelos presidentes das federações e resolvemos aplicá-lo em 2016. Esse ano será um laboratório para essa Liga Nacional, mas tenho certeza que ela dará muito certo e que nós vamos poder nos próximos anos ter um modelo ainda maior e mais eficiente, porque o processo será aperfeiçoado e melhorado.

Estamos dando um grande passo e tenho certeza que isso irá ajudar ainda mais no desenvolvimento do handebol por todo o Brasil”, afirmou o dirigente.

Os primeiros confrontos da Liga Nacional iniciam com os grupos A e B da Conferência Nordeste Masculina, chave A da Conferência Nordeste Feminina, com jogos na sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28), e com a Conferência Sul/Sudeste/Centro Masculina, com duas partidas no sábado (27).

A previsão é de que a Liga Nacional Masculina seja disputada até o dia 11 de dezembro, e que a Feminina termine no dia 18 do mesmo mês.

Transmissão – A partir da segunda fase da Liga Nacional Masculina e Feminina, a competição será televisionada. Nas quartas de final, a Bandsports vai transmitir duas partidas de cada naipe. Já as semifinais e finais serão transmitidas pela Band, Bandsports e SporTV.

Confira as equipes participantes da Liga Nacional 2016:

Liga Nacional Masculina

– Conferência Sul/Sudeste/Centro

Esporte Clube Pinheiros (SP) – Atual campeão

Taubaté/FAB/Unitau (SP)

São Caetano (SP)

São Bernardo/Metodista/Besni (SP)

ADJF/Independência Trade (MG)

Funel/Acevale/Uberaba (MG)

MRV/Unicesumar/Londrina/Paiquerê FM (PR)

Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma (PR)

– Conferência Nordeste

Adaha (CE)

AMH/Morada Nova (CE)

Handebol Arauçuba (CE)

Handebol Maracanã (CE)

LQHB/Quixadá (CE)

FHANC (BA)

Grêmio (BA)

Audax (MA)

Hollanda/GHC/Codó (MA)

APCEF/Newhand (PB)

Grêmio Cief (PB)

Handebol Alvinegro/ABC (RN)

HNU/Mater Christi/UFERSA (RN)

América (AL)

Clube Português/AESO (PE)

– Conferência Norte

Handebol Vigia (PA)

Remo/Handteam (PA)

Sucesso (PA)

Adalberto Valle (AM)

HSU/EBF (AM)

HRB (AP)

Sahlon (AP)

Rádio Farol (RO)

Liga Nacional Feminina

– Conferência Sul/Sudeste/Centro

São Bernardo/Metodista (SP) – Atual campeão

Esporte Clube Pinheiros (SP)

Abluhand/Furb/FMD Blumenau (SC)

UnC/Concórdia (SC)

Montes Claros (MG)

– Conferência Nordeste

Fortaleza/Aracati/Faculdade Ateneu (CE)

LDC/Deoclécio Ferro (CE)

Hollanda/GHC/Codó (MA)

Moto Club (MA)

Clube Português/AESO (PE)

BPE (PE)

HCP/Colégio Século (PB)

– Conferência Norte

Adalberto Valle (AM)

Nilton Lins (AM)

Rio Negro (AM)

Sul América (AM)

Castanhal (PA)

Paysandu (PA)

Santos (AP)

Rádio Farol (RO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo