Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de São Sebastião

Baleia-jubarte encontrada em Maresias. (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)
Baleia-jubarte encontrada em Maresias. (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

Uma baleia-jubarte, morta, foi encontrada na manhã da sexta-feira (19), na Praia de Maresias, São Sebastião, no Litoral Norte.

Uma equipe do Instituto Argonauta, que atualmente faz parte de uma rede de instituições que atuam no Programa de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos, esteve no local para atender a ocorrência.

De acordo com as informações do Instituto, trata-se de um animal jovem, macho, medindo 7,5 metros de comprimento e pode chegar a pesar cerca de 40 toneladas quando atinge a fase adulta. A Necropsia está sendo executada pelo Instituto para descobrir a causa da morte do animal.

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba.

Foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisas voltados para a preservação dos ambientes costeiros e marinhos. Tornou-se uma OSCIP em 2007.

Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos
O PMP-BS consiste em uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no PóloPré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e coordenado pela UNIVALI. O Instituto Argonauta é a instituição responsável pelo monitoramento do litoral Norte de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo