Orquestra Sinfônica de SJC e o Coro Jovem Sinfônico de SJC

Orquestra, Coro e solistas unem-se para executar a belíssima Ode à Santa Cecília de Händel. (Foto: Divulgação)
Orquestra, Coro e solistas unem-se para executar a belíssima Ode à Santa Cecília de Händel. (Foto: Divulgação)

Encerrando a Série Inverno das Vozes, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos volta ao Teatro Municipal na próxima quarta-feira (24) às 20h, junto com o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, para executar a belíssima Ode à Santa Cecília de George Frideric Händel (1685-1759), o célebre compositor germânico, naturalizado cidadão britânico, e considerado um dos grandes mestres do período Barroco.

O espetáculo apresentará toda a ênfase vocal desta série, onde as 60 vozes do Coro Jovem e a OSSJC acompanharão os solistas Elisabeth Ratzersdorf e Miguel Geraldi. Elizabeth é uma das vozes brasileiras mais requisitadas para o repertório clássico e barroco. Aperfeiçoou-se na Holanda logo após formar-se na Faculdade Sta. Marcelina – SP. Sua educação musical iniciou-se em São José dos Campos, onde fez seu primeiro solo junto ao Madrigal Musicaviva no oratório “Glória” de Vivaldi à frente das Orquestras de Tatuí e dos Solistas Brasileiros (1994-95). Miguel Geraldi, aluno de Gledys Pierry e Neyde Thomas, já atuou junto a importantes orquestras no Brasil e no exterior, inclusive protagonizando famosas óperas.

O programa da noite é uma cantata composta por Handel em 1739, uma sequência de peças onde música e palavras se fundem em uma evocação á harmonia celestial. Händel é um dos nomes mais representativos do fenômeno de devoção à Santa Cecília, padroeira dos músicos e mártire religiosa, que inspirou muitos poetas e músicos europeus desde a Idade Média até os dias de hoje.
O concerto é gratuito com a distribuição prévia de ingressos a partir do dia 19/08 no Parque Vicentina Aranha. Serão disponibilizados 50 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.

Programa:
G. F. HÄNDEL (1685-1759)
Ode for St. Cecilia’s Day (Ode à Santa Cecília)
I. Overture
II. Interlude
III. Recitative: From harmony, from heav’nly harmony
IV. Chorus: From harmony
V. Air: What passion cannot Music raise
VI. Air and chorus: The trumpet’s loud clangour
VII. March
VIII. Air: The soft complaining flute
IX. Air: Sharp violins proclaim
X. Air: But oh! what art can teach
XI. Air: Orpheus could lead the savage race
XII. Recitative: But bright Cecilia
XIII. Air and chorus: As from the powers of sacred lays

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo