
A queda nas temperaturas e o Dia dos Namorados devem aquecer as vendas do varejo na região durante esta semana. A expectativa dos lojistas é que, com o friozinho e o clima romântico da data, o movimento seja, ao menos, igual a de 2015.
Segundo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) o consumidor ainda continua com pouca disposição para o endividamento, e a Intenção de Consumo das Famílias continua baixa.
No entanto, para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, a data sugere, ao menos, presentes mais baratos. “Dificilmente o namorado ou a namorada deixa o parceiro sem nenhum presente.
Os casais mais românticos que gostam de comemorar a data com jantar, cinema e outras atrações, também acabam presenteando com produtos. É sim uma importante data e uma boa oportunidade de recuperar um pouco as vendas”, comenta Dan.
Historicamente homens costumam presentear mais. No Dia dos Namorados de 2015, por exemplo, 78,8% disseram que pretendiam presentear suas companheiras, ante apenas 56,5% no caso das mulheres – e essa diferença é observada desde 2011, quando foi realizada a primeira sondagem realizada pela FecomercioSP.
Assim como ocorreu no Dia das Mães, os produtos mais baratos devem ganhar a preferência dos namorados, enquanto os mais caros tendem a perder espaço.
Os itens mais atrativos estão no grupo de vestuário, calçados e acessórios, pois apresentaram queda de preço ou alta inferior à inflação do período.
Por conta da alta da cotação do ouro, as joias estão muito mais caras do que no ano passado (+27,72%) e, com isso tendem a perder espaço nas listas de presente para as bijuterias, que caíram 5,88% no período.
Os outros produtos cujos preços caíram ou subiram pouco são agasalho masculino (-2,96%), sapato feminino (+0,76%) e tênis (+2,77%). Os preços atrativos devem motivar ainda mais a procura por estes produtos neste ano, que já são desejados como presente por mais de 30% dos entrevistados.