
O grupo Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns, do núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, apresenta na sexta-feira, dia 13, às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguá, o espetáculo “O Mamulengo no Cinema”.
A apresentação é gratuita e faz parte do projeto “Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns”, premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural).
O espetáculo, acompanhado pelo Trio Tropeiros da Serra, denuncia o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira em detrimento da nossa cultura e a má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura do nosso povo e valoriza a produção de filmes nacionais. Após a apresentação, os atores realizam um bate-papo com público, com o objetivo de minimizar dúvidas e estreitar os laços culturais e afetivos entre os artistas e a comunidade.
A iniciativa pretende ser um instrumento de conhecimento e compreensão dessa linguagem cênica. Essa ação artística torna mais pública, a democrática brincadeira do mamulengo, considerado bem cultural e Patrimônio Imaterial do Brasil.
Na história, o coronel Vicente Pompeu recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema, que deseja realizar um documentário sobre as manifestações da cultura popular que existem na comunidade, incluindo o boi pintadinho. O coronel reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto, pois isso poderia dar azar, mas os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai será bom, pois irá divulgar sua propriedade para o mundo e melhorar os negócios de todos.
O coronel, então, em acordo com a comunidade, permite a filmagem e manda chamar Simão de Lima Condessa, seu funcionário e líder da comunidade, para coordenar todo o processo. Quando Simão chega para conhecer os cineastas, descobre logo que a história do filme é uma grande farsa e faz peripécias para que tudo aconteça com igualdade e justiça.
A Praça do Caiçara está localizada atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.
Mamulengo: Teatro Popular
O Mamulengo é uma das pouquíssimas formas de Teatro Popular que ainda consegue subsistir no país. Com muita ação, beleza e graça, o Mamulengo educa e diverte desde a criança até o idoso.
Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, com uma estrutura própria. É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.
A origem da palavra mamulengo se perde na história e não é comprovada sua aparição por documento, mas sim, pelas próprias teorias populares. Uma das mais comuns é a teoria de que mamulengo seria uma corruptela da expressão popular “mão molenga” por que o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira escondida atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade manual para trabalhar ao mesmo tempo com dois personagens e manipular às vezes mais de 60 bonecos durante uma brincadeira que dura no mínimo de duas até seis ou oito horas de representação.