
Com o objetivo de promover a ressocialização por meio do esporte, o Centro Pop, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura, oferece à população em situação de rua a oficina de Futebol “Bola pra Frente”.
A atividade, que começou há sete meses, busca também facilitar a reinserção do atendido na sociedade, por meio das regras da pratica do futebol, como o respeito ao juiz e ao jogador do time adversário, estratégias em equipe, entre outras.
O time “Bola pra Frente” é composto por 15 atendidos que praticam a modalidade três vezes por semana. Os encontros ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h, no campo do Parque da Cidade, na zona Norte.
As oficinas começam por um alongamento e corrida para aquecer o corpo. Atentos às orientações, os atendidos seguem o circuito tático montado pelo educador. Em seguida, ficam distribuídos uniformemente em duas equipes e começam o jogo, sempre respeitando as regras estabelecidas pelo juiz.
Segundo o educador Robson Antônio Ferreira, que ministra as oficinas de futebol, o grupo mostrou um interesse muito grande desde início. “Quando pensei na oficina, achei que seria um grupo pequeno. E me surpreendi com o sucesso”, contou Robson Antônio.
O educador explicou que o futebol, além de contribuir na saúde física e emocional, desenvolve e trabalha a superação de cada um, a cada treino. “A oficina foi além da minha expectativa e, passando as instruções para os atendidos, durante a atividade, percebi o interesse e desenvolvimento deles ao longo das oficinas e também a superação de cada um”.
Elizeu Montanari, atendido pela oficina há cinco meses, disse que o benefício da modalidade para a saúde foi o que mais o motivou a participar da oficina de futebol. “Desde que comecei a fazer a oficina, percebi a importância dela na minha vida. Além de ter emagrecido 40 quilos, a prática de um esporte me fez superar problemas e dificuldades no meu dia a dia”, disse.
Um dos destaques do time “Bola pra Frente” é o atendido Evair Tomaz da Silva, que participa da oficina há dois meses. “Sempre joguei futebol e faz parte da minha vida. Poder participar desta oficina é poder ter uma saúde melhor, uma melhor disposição, além de ressocialização. Não falto a um encontro sequer”, declarou.
Além das atividades de futebol o Centro Pop, oferece oficinas de mosaico, literatura, tear, pintura em tela, capoeira e artesanato livre. A unidade atende na Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo.