
A emoção e a alegria marcaram a cerimônia de entrega das chaves de mais 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, realizada nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Mais de 1.200 pessoas compareceram ao evento, organizado no próprio conjunto residencial Colinas 1 e 2, no bairro do Cajurú, na zona leste da cidade.
O evento contou com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, e teve transmissão simultânea em outras cinco cidades do país –Cachoeira de Itapemirim (ES), Belo Horizonte (MG), Canoas (RS), França (SP) e Petrolina (PE), de onde a presidenta saldou São José e os novos moradores.
“Quero cumprimentar o Ministro da Comunicação Social, o prefeito e também cumprimentar a Beatriz Silva Santos Graciano, que está com a filha no colo e que também vai receber a chave da sua casa própria”, disse a presidenta.
O prefeito e a moradora Beatriz também puderam conversar com a presidenta e as mais de 10 mil pessoas que acompanharam a transmissão.
“Estou muito feliz, principalmente pelos meus filhos. Agora, eu tenho a felicidade de dizer que eles tem endereço fixo”, disse a moradora à presidente.
Adeus Fusca
Outro destaque da cerimônia de entrega das casas do Minha Casa, Minha Vida foi o aposentado João Cassiano Silva, de 56 anos. Ele morava em um fusca, que ficava estacionado às margens da rodovia SP-50, e ficou conhecido na região depois de ter sua história registrada pela imprensa local.
Ele foi sorteado pela prefeitura, e recebeu as chaves do novo apartamento diretamente das mãos do prefeito, concedeu entrevistas a diversos órgãos de imprensa e recebeu a doação de móveis por parte de um canal de TV.
“O fusca eu até vendi. Agora, vou viver com mais tranquilidade, com mais alegria. Vou poder ter minha de novo. Estou muito feliz”, disse o novo morador.
Os apartamentos dos residenciais Colinas 1 e Colinas 2 possuem 43 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. Contam com redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica. Os condomínios estão equipados com playground, quadra de esportes, salão de festas e portaria.
Com os dois novos residenciais, São José chegará a 1.372 apartamentos entregues pelo Minha Casa, Minha Vida (528 do Colônia Paraíso, 300 do Alto da Ponte, 144 do Campos de São José e 400 do Colinas).
Até 2013, a cidade não contava com nenhuma unidade voltada para famílias com renda até R$ 1.600. No total, a Prefeitura contratou mais de 4 mil unidades habitacionais em parceria com a Caixa e o Governo Federal.
“Não tínhamos políticas habitacionais voltadas para atender as pessoas que mais precisam na cidade. Famílias que sonham em ter uma casa própria, mas enfrentam dificuldades devido as limitações financeiras. Nós fizemos uma parceria com o governo federal e o resultado é a entrega dessas casas e de outras que ainda estão por vir”, afirma o prefeito.
O programa habitacional da Prefeitura também já entregou 1.317 apartamentos em parceria com a CDHU desde 2013. O governo do estado de São Paulo também colabora com o programa habitacional do município por meio do programa Casa Paulista.