
Um dos presépios mais tradicionais de São José dos Campos ficará em exposição até 31 de janeiro de 2016. Com a visita de três grupos de folia de reis, na tarde desse domingo (6), o Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) deu início ao Ciclo de Natal com a abertura do presépio, que esse ano foi montado pelo artista plástico Magela Borbagatto.
publicidade
As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h. Além dessa atração, o público vai poder entrar no clima natalino com atividades gratuitas espalhadas pela cidade.
“Como o presépio é montado por uma pessoa diferente a cada ano, sempre fica de um jeito”, explica Magela, que acha importante que o poder público tome a iniciativa de resgatar essa tradição com um enfoque cultural.
Magela Borbagatto, de Jacareí, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular do Ministério da Cultura pelo seu trabalho voltado para as figuras sacras e populares de barro, pintura primitivista e modelador de presépios.
A folclorista Angela Savastano, vice-presidente do Museu do Folclore, reforça que é importante manter o ritual de se fazer presépios. “Esse símbolo vem acompanhado de todas as ações espontâneas como missas, visitas, passeios e troca de presentes, que estão ligadas às coisas que achamos importantes, como fraternidade”.
Além do presépio do Museu do Folclore, o público também poderá visitar até o dia 18 os presépios da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo) e no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). Esses presépios contam com peças modeladas em barro pela figureira Tina Lemos.
Nesta quinta-feira (10), a partir das 16h, o Centro Clemente Gomes vai receber a Folia de Reis Estrela Belém, do mestre Zé da Viola. No dia 17, a festa continua na Praça Dr. João Mendes (Jardim do Sapo), às 12h, com a Folia de Reis Esplendor do Oriente, dirigida pelo Mestre Sr. Jaime.
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos se vai apresentar no dia 13, às 10h, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana) e no dia 16, na Capela Nossa Senhora do Amor (Avenida Shishima Hifumi, 2911 – Univap Urbanova), às 20h. Eles vão tocar composições natalinas de Johann Sebastian Bach, Hector Berlioz e Georg Friedrich Händel.