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Fundhas promove Mostra da Lego em São José dos Campos

O objetivo da mostra é promover o encontro entre as crianças e adolescentes que pesquisaram e desenvolveram estudos sobre o tema. (Foto: Dirk Ziegener/Freeimages)
O objetivo da mostra é promover o encontro entre as crianças e adolescentes que pesquisaram e desenvolveram estudos sobre o tema. (Foto: Dirk Ziegener/Freeimages)

A Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) realiza a 1ª Mostra da Lego na Fundhas nesta terça-feira (8), das 9h30 às 15h. Com o tema “Lixo e seus desdobramentos – TEMA BLOCO E BLOCO 2015”, o evento será no auditório da sede da Fundação (Rua Santarém, 560, Parque Industrial), região sul de São José dos Campos.

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O objetivo da mostra é promover o encontro entre as crianças e adolescentes que pesquisaram e desenvolveram estudos sobre o tema, bem como a socialização junto a outras pessoas da Instituição, valorizando os pesquisadores e os parceiros que viabilizaram os resultados atingidos.

Participaram das atividades durante o ano cerca de 300 crianças e adolescentes das Unidades Sede, Monsanto, CAIC Campo dos Alemães, Eugênio de Melo, Leste, Embraer e profissionais da Fundhas. A temática foi desenvolvida nas modalidades: Robótica, Stop Motion, Documentário, Estudo da Temática/Construção da Maquete.

As crianças e adolescentes preparam documentários, animações em stop motion utilizando peças da Lego e materiais reciclados, maquetes e robôs construídos e controlados por programas.

A Mostra é resultado da parceria entre Fundhas, Legozoom e IAF (Instituto Aprender Fazendo). O programa tem como principal missão promover ações que contribuam para que crianças e adolescentes se tornem cidadãos críticos, criativos e participativos, desenvolvendo habilidades para a vida de forma lúdica e inovadora.

Os eixos trabalhados com o educando são “Arte e Cultura”, ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, “Comunicação e Uso das Mídias” e “Acompanhamento Pedagógico”.

O desenvolvimento das modalidades do programa prevê a vivência da EAM (Experiência da Aprendizagem Medida num módulo de educação tecnológica), na qual os alunos se envolvem em atividades dinâmicas baseadas em situações-problema, buscando em equipe, o desenvolvimento de competências, habilidades e qualidades pessoais para encontrar soluções criativas para os problemas.

Segundo a Orientadora Educacional Ruth Fernandez Zorneta, a pesquisa da temática contextualiza o lixo que produzimos, uma relação em cadeia. “Questiona-se sobre a produção, consumo, descarte desenfreado de materiais de consumo não duráveis e os impactos em nosso planeta.”

Ruth Zorneta explicou ainda que são realizadas pesquisas variadas sobre o tema, como visitas a locais relacionados com a problemática e a busca de informações que possam auxiliar na melhoria da qualidade de vida em sociedade, e se possível, que possam se tornar políticas públicas.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em diversas unidades regionalizadas.

Fundhas com Legozoom e IAF
A parceria da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) com a Legozoom e Instituto Aprender Fazendo (IAF) ocorreu em 2009. Os materiais didáticos e formações aos profissionais são fornecidos pelo parceiro, com a contrapartida Institucional de desenvolvimento das modalidades (robótica, stop motion, documentário, estudo da temática proposta e confecção da maquete).

Para tanto, as crianças e adolescentes utilizam os recursos fornecidos pelo parceiro e subsídios complementares pela Instituição: fornecimento de pilhas, baterias, carregadores, confecção dos tapetes de robótica, instalação de softwares nos computadores institucionais e necessidades gerais para participação do encontro anual.

Trabalhar os Eixos Curriculares tem por objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de ações socioeducativas, manifestações em diferentes linguagens e ampliação de repertório educacional, cultural e tecnológico, como possibilidade de conhecimentos diversificados, elaboração de propostas diante de situações-problema na comunidade em que vivem e preparação para atuação enquanto cidadãos.

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