fbpx

VÍDEO: a importância da antiga capelinha de São Benedito no distrito Moreira César

A antiga capelinha de São Benedito, existente na vila que homenageia o santo no distrito de Moreira César, foi o tema da 3ª reunião extraordinária do Conselho de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba.

A capela, ainda sem data oficial de construção, é tida como um marco inicial daquela região, que outrora fora chamada de Baderna, nome dado pelo fato de existirem vários pequenos bares e isso acabava deixando alguns mais exaltados.

São Benedito, o santo padroeiro da velha capelinha, também é conhecido como Benedito, o Negro ou Benedito, o Africano. Segundo algumas versões de sua história, ele nasceu na Sicília, região do sul da Itália, em 1524, dentro de uma família pobre descendente de escravos oriundos da Etiópia.

Apresentações de capoeira e candomblé também fizeram parte do evento. A intenção foi mostrar um pouco da cultura afro-brasileira que também está ligada ao Santo Negro.

Para se preservar, é necessário conhecer e difundir a história. Este vem sendo os pilares do Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba, presidido por Gustavo Tótaro.

A antiga capela de São Benedito fica na rua Guilherme Nicoletti, na Vila São Benedito, no Distrito de Moreira César. Visitas ao local são coordenadas pela Paróquia de São Benedito.

Capelinha de São Benedito. (Foto: PortalR3)
Capelinha de São Benedito. (Foto: PortalR3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo