
Crédito: Woofler Fotografia/Divulgação)
Para comemorar seu primeiro aniversário, o EducaMais recebe uma atração inédita na região: o multiartista e músico Antonio Nóbrega, referência nacional em cultura popular, em um espetáculo que homenageia o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na sala que leva seu nome. O espetáculo terá apresentação única no dia 22/9, terça-feira, às 20h30 – os ingressos devem ser retirados no EducaMais com uma hora de antecedência.
publicidade
No mesmo dia, às 18h30, uma exposição de fotos faz uma retrospectiva do EducaMais desde sua construção, além de apresentar parte das atividades educacionais desenvolvidas no espaço e também momentos dos eventos culturais, ressaltando a diversidade de expressões que já tiveram como palco a Sala Ariano Suassuna. A exposição marca a inauguração do Espaço Tomie Ohtake, no hall do EducaMais, homenageando a “dama das artes plásticas brasileiras”, falecida no início deste ano. Tomie é mãe do arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto do EducaMais.
Cultura brasileira – Em ‘Um Recital para Ariano’, Nóbrega resgata a vivência e a amizade de quase 50 anos com o escritor paraibano, falecido no ano passado. A afinidade entre os dois artistas, ícones da cultura nacional, começou em 1970, quando Ariano fundou o Quinteto Armorial e convidou o jovem violinista para integrá-lo. Daí em diante mantiveram um forte vínculo não só de amizade como também artístico.
Um emotivo recital composto de romances, poemas, martelos agalopados, excelências, toques instrumentais marcados sobretudo pelo espírito do sertão. Ou melhor, pelo espírito de um homem que, segundo Nóbrega, “juntamente com Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, transfigurou uma região seca, áspera e pobre no ‘mundo mágico’, onírico e redentor do Sertão”.
Essa viagem musical passa pelos romances d’A Nau Catarineta, d’A Filha do Imperador do Brasil, d’A Morte do touro Mão de Pau, pelas canções O Rei e o Palhaço e Canudos, pelas peças instrumentais Rasga e Ponteio Acutilado, entre outras obras, entremeadas por falas, reflexões e histórias que marcaram a convivência entre os dois e, sobretudo, refletem a visão de Nóbrega sobre o ‘Cavaleiro da Alegre Figura Ariano Suassuna’, como ele gosta de se referir ao mestre.
História – Em setembro de 2014, as vozes de cantores da cidade se uniram para abrilhantar e festejar a abertura do Centro de Formação EducaMais Jacareí: um presente não apenas para nossos moradores, mas para toda a região. De lá para cá, mais de 100 mil pessoas já participaram das atividades educacionais e culturais oferecidas em um espaço privilegiado, de uma arquitetura marcante projetada pelo renomado Ruy Ohtake.
Atendendo diretamente os mais de 1.400 professores da rede municipal de Educação com atividades variadas, desde oficinas pedagógicas a exposições, de cursos de formação a palestras e seminários, o EducaMais beneficia todos os 17 mil alunos das escolas municipais.
Refletindo o arrojo de sua arquitetura, unindo Educação e Cultura, o EducaMais Jacareí passou a integrar o circuito cultural do Vale do Paraíba e do Estado de São Paulo com a Sala Ariano Suassuna, uma das mais modernas do país e que já se tornou referência para a classe artística. Entre peças de teatro, apresentações musicais de todos os estilos, dança, ópera e cinema, foram mais de 150 eventos nesse primeiro ano.