A 92ª segunda edição da Festa de São Pedro Pescador começou na noite da quinta-feira (25) na Praça de Eventos de Ubatuba com a Procissão do Mastro de São Pedro, capitaneada pela Guarda Mirim, e a Procissão de Canoas.
publicidade
Como reza a tradição, o mastro foi colocado ao lado da capela de pau-a-pique e a imagem do santo, pelas mãos de jovens pescadores, no seu interior, sobre um altar e uma pequena canoa.
Logo depois, no palco principal, aconteceu a abertura oficial com a participação do prefeito Mauricio, de secretários de sua gestão, do presidente da Companhia de Turismo de Ubatuba, Lindolfo Candinho, e de Cristina Prochaska, diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, responsável pela organização e produção do evento.
A festa seguiu ao refinado som da Banda Lira Padre Anchieta e as barracas de comida passaram a dividir a atenção do público com a Vila Caiçara, espaço que reproduz a estética e os costumes das moradias do povo local. Teve até café feito no fogão a lenha, adoçado com garapa.
Na barraca da tainha, o pessoal da Colônia Z10 colocou o peixe na brasa, perfumando o ambiente com o cheiro característico que abre o apetite de qualquer um.
Para fechar a noite, o Concurso Rainha dos Pescadores reuniu belas garotas e elegeu Irene Camargo como vencedora. Aluna da E.E Capitão Deolindo, a jovem modelo de 15 anos, Miss Ubatuba 2013, tem uma carreira promissora.
“Desfilo desde os dez anos, meu sonho é ser uma modelo reconhecida. Vencer esse concurso é mais um passo para chegar lá”, disse Irene.
A festa continua nesta sexta-feira, com destaque para o Festival de Quadrilhas previsto para às 18 horas e para a apresentação do grupo de samba Katinguelê, previsto para às 23 horas.
A cultura popular também marca presença na programação com a Congada de Bastiões prevista para às 20 horas e a Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira prevista para às 22 horas.
Confira no site e nas redes sociais da FundArt e da Prefeitura a programação completa do evento, que estende-se até esta segunda-feira (29), dia de São Pedro Pescador, padroeiro de Ubatuba.
Festa de São Pedro Pescador
A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.
Desde então, o festejo e a fé tornaram-se essência da identidade dos ubatubenses. Em 2015, a festa chega à sua 92a edição com uma rica programação cultural e promete manter vivas as tradições e costumes do povo local.
A Festa de São Pedro Pescador é uma realização da Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba. Patrocínio: Petrobras e Governo Federal, Companhia Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba.