São José: Praça do Sapo passa por revitalização e fonte volta a funcionar

O sistema possui um filtro que ajuda no reuso constante dessa água, além do tratamento químico diário. (Foto: Divulgação/PMSJC)
O sistema possui um filtro que ajuda no reuso constante dessa água, além do tratamento químico diário. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A fonte da Praça Doutor João Mendes, conhecida como Jardim do Sapo, na região central de São José dos Campos, voltou a funcionar. Depois de 30 anos, a revitalização completa da Praça devolveu a antiga função dos sapinhos da fonte: jorrar água. Com isso, os joseenses mais jovens podem ver como a fonte foi projetada e os mais antigos relembrar os velhos tempos.

A fonte recebeu 16 mil litros de água não potável. O sistema possui um filtro que ajuda no reuso constante dessa água, além do tratamento químico diário. A fonte funciona das 8h30 às 20h20. Para muitos moradores da cidade, ver a Praça totalmente reformada é uma volta ao passado.

Caso do aposentado João Vasconcelos, de 68 anos, que passava muito tempo no espaço. “Cheguei a namorar nesta praça, lembro da época em que encontrávamos bicho preguiça, acredito que era na década de 70, as crianças andavam de velocípede, ver a fonte funcionar é reviver o passado.”

Com um total de 3 mil metros quadrados, a Praça do Sapo possui 18 árvores, sendo que nove possuem decreto de imunidade de corte e fazem parte do patrimônio arbóreo de São José dos Campos. O local, faz parte do programa Nossa Praça da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), é adotada pelo Shopping Centro.

De acordo com o gerente geral do condomínio do centro de compras, Marcelo Simões, saber que, com a revitalização, muitas histórias estão sendo revividas é o melhor retorno que a empresa poderia ter. “Participar do processo de recuperação do centro histórico é o mais importante. Contamos também com a colaboração da população para preservar as plantas e a limpeza do local, mantendo o ambiente limpo e saudável para que a comunidade possa desfrutar.”

O secretário de Serviços Municipais disse que é muito importante ter empresas adotantes, como o Shopping Centro que cuida com tanto respeito de um bem público da cidade. “Sendo o local um patrimônio do município, é interessante para a juventude ver como era antes e assim resgatar uma parte da região central, ainda mais uma praça como esta que já foi muito utilizada pelos joseenses.”

 Nossa Praça

Para ingressar no Programa Nossa Praça não há custo. O contrato pode ser cancelado a qualquer momento por ambas as partes. Atualmente, São José dos Campos tem 80 áreas verdes e públicas adotadas. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone 3945–9515.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo