Aquíferos levados à exaustão, reservatórios utilizando volumes mortos. A escassez de água continua sendo uma realidade no país e, cada vez mais, ações de economia deste recurso se fazem necessárias. Para ajudar a transformar esta realidade, a CCR NovaDutra vem desenvolvendo projetos que reduzem em até 50% o consumo de água nas bases operacionais, nos escritórios, nos pedágios e nas balanças da Concessionária que administra a via Dutra.
Uma das ações é o 1º Concurso de Captação Inteligente de Água de Chuva. Realizada em parceria com a Faculdade de Engenharia da Unesp, em Guaratinguetá (SP), a competição mobiliza 60 estudantes que, divididos em 12 grupos, criarão projetos com aplicabilidade, num primeiro momento, nas praças de pedágio da via Dutra. Ao longo dos próximos quatro meses, eles se dedicarão ao desenvolvimento dos trabalhos, cujo projeto vencedor do concurso será implantando na praça de pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP).
O reaproveitamento de água da chuva já vem sendo utilizado nas bases do SOS Usuário de São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e em Penedo (RJ). A água captada é utilizada na lavagem de viaturas e na limpeza das áreas externas.
Outro projeto muito simples, mas que representa uma economia de 91,3 mil litros de água por mês, é o uso de amostras de pavimento nas caixas acopladas dos vasos sanitários. O dispositivo reduz a vazão de água, economizando cerca de dois litros de água a cada descarga.
A Concessionária ainda possui cerca de 300 torneiras automáticas nos sanitários das unidades; promove a proteção das nascentes ao longo 402 quilômetros da rodovia; e monitora, mês a mês, o consumo de água nas unidades, incentivando os colaboradores a economizar o recurso.
“ A água é um recurso natural esgotável e é dever de todos preservá-la, assim como cuidar do meio ambiente. Além de incentivar nossos colaboradores ao consumo consciente no ambiente de trabalho e em suas residências, queremos expandir essa cultura e, para isso, contamos com estudantes e comunidades das cidades lindeiras”, enfatiza a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.