Moradores do bairro Cerâmica estão transformando o barro em grandes obras primas. Crianças, jovens e adultos são estimulados a fazer diversos objetos artesanais. As aulas são realizadas no próprio bairro e os alunos são orientados por artistas comprometidos e talentosos. As ações são desenvolvidas por meio de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e Departamento de Cultura de Pindamonhangaba.
Esculturas com partes do corpo humano, panelas de barro, galinhas, imãs, objetos de decoração, etc, são alguns dos trabalhos que já podem ser admirados e também encomendados.
O projeto tem como objetivo resgatar a qualidade de vida da comunidade e gerar renda no próprio local onde estão instalados. Não existe idade limite para participar das oficinas e durante as aulas os alunos aprendem fazer modelagem do barro, cozimento e técnicas de pintura.
Os interessados em conhecer o projeto Cerâmica podem entrar em contato com o coordenador do Fundo Social de Solidariedade pelo telefone 3643-2223 ou ir à sede do Fundo, localizado na Rua Deputado Claro César, ao lado da antiga sede da prefeitura.