O paranaense Gregolry Panizo é o grande campeão da sétima edição do Giro do Interior. O ciclista do Clube Dataro de Ciclismo, de Cascavel (PR), garantiu seu primeiro título na competição com apenas 2 segundos de vantagem sobre André de Souza Almeida (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos). Panizo foi o quinto colocado na etapa de 121,8km de hoje, vencida por Maurício Knapp (S. Fco Saúde/A. Caravelas/Rib. Preto) com o tempo de 3h02min40s.
Panizo, que ocupava a 8ª colocação na classificação geral, a 26 segundos do líder Alan Maniezzo (São Lucas/Giant/Bontrager), fez uma corrida de recuperação e, faltando menos de 20km para a chegada, saiu sozinho do pelotão para se juntar a um grupo de outros cinco ciclistas escapados. A estratégia deu certo e a quinta colocação no pódio da etapa foi o suficiente para garantir a bonificação necessária para garantir o título geral.
publicidade
“Agradeço primeiramente a Deus por mais essa vitória. Agradeço também meu time, pois o ciclismo é um esporte que se vence em equipe. Hoje foi uma etapa com muito vento e que exigiu paciência para me poupar fisicamente. Ataquei na última subida na passagem pela cidade de Macatuba e persegui até encostar na fuga”, contou Panizo, de 29 anos.
O atleta que vive na cidade de Maringá, no interior do Paraná, fez uma crítica e um apelo. “Eu gostaria de pedir mais respeito aos ciclistas por parte dos motoristas. Saímos para treinar e estamos sempre expostos aos perigos do trânsito. Além dos acostamentos precários, temos que lidar com a imprudência e a falta de respeito dos motoristas”, afirmou.
A última etapa teve também as disputas de uma meta volante e de dois prêmios de montanha. André de Souza Almeida (Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos ) venceu a meta volante e terminou como campeão da classificação por pontos.
Antoelson Dornelles, da equipe de Ribeirão Preto, que vinha escapado numa fuga solitária, garantiu a vitória na primeira meta de montanha e Otávio Bulgarelli, da Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos, venceu a segundo prêmio de montanha do dia e acabou terminando como campeão da classificação de montanha. Na classificação por equipes, o título ficou com São José dos Campos. Dos 85 atletas que largaram 59 concluíram a competição.
OS CINCO PRIMEIROS DA SEGUNDA ETAPA – 121,8km
1 – Maurício Knapp – S. Fco Saúde/A. Caravelas/Rib. Preto – 3h02min40s
2 – André de Souza Almeida – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – 3h02min40s
3 – Otávio Bulgarelli – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – 3h02min40s
4 – Diego Ares – Memorial/Santos – 3h02min40s
5 – Gregolry Alves Panizo – Clube Dataro de Ciclismo/Cascavel – 3h02min40s
OS 5 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL
1 – Gregolry Panizo – Clube Dataro de Ciclismo/Cascavel – 5h56min44s
2 – André de Souza Almeida – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – a 2s
3 – Diego Ares – Memorial/Santos – a 2s
4 – Alan Maniezzo – São Lucas/Giant/Bontrager – a 5s
5 – João Gaspar M. Pereira – Ironage/Colner – a 8s
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS
1 – André de Souza Almeida – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – 12 pontos
2 – Alan Maniezzo – São Lucas/Giant/Bontrager – 10 pontos
3 – Maurício Knapp – S. Fco Saúde/A. Caravelas/Rib. Preto – 10 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL DE MONTANHA
1 – Otávio Bulgarelli – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – 6 pontos
2 – Raphael Mesquita – UFF – 6 pontos
3 – Antoelson Dornelles – S. Fco Saúde/A. Caravelas/Rib. Preto – 6 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPES
1 – Funvic/Brasilinvest/S. J. Campos – 9h13min41s
2 – Clube DataRo de Ciclismo/Bottecchia/Cascavel – a 32s
3 – S. Fco Saúde/A. Caravelas/Rib. Preto –