fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc São José promove Vivências de Boxe e Esgrima

A Academia Paulista de Esgrima apresenta e conduz vivência que aborda as técnicas e movimentos básicos da modalidade. (Foto: Divulgação/Sesc)
A Academia Paulista de Esgrima apresenta e conduz vivência que aborda as técnicas e movimentos básicos da modalidade. (Foto: Divulgação/Sesc)

Dias 14 e 15, quarta e quinta e 16 e 17, sexta e sábado, o Sesc São José dos Campos realiza apresentação e vivência de modalidades olímpicas.

As atividades integram o projeto Sesc Verão 2015 que tem por objetivo difundir a importância de uma vida ativa, por meio da oferta de atividades esportivas.

Confira:

Boxe

Dias 14 e 15, quarta e quinta

Às 17h e 19h30

Na atividade conduzida pela Liga Sorocabana de Boxe o público poderá conhecer e experimentar os movimentos básicos da modalidade.

Sobre o Boxe

Acredita-se que o primeiro registro da atividade aconteceu no Egito, por volta de 3000 a.C com lutadores nus durante evento que fez parte das festividades do rei. Desde então, o pugilismo como também é conhecido evoluiu até que, em 688 a.C., tornou-se uma modalidade olímpica na edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que ocorrera em Olímpia, na Grécia e teve como vencedor Onomasto de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.

A palavra boxe deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas e eram frequentemente brutais, de modo que a modalidade sofreu intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

Os principais golpes de boxe são Cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), Jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), Direto (soco frontal) e Upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).

Esgrima

Dia 16, sexta, às 17h e 19h30

Dia 17, sábado, às 14h e 16h30

A Academia Paulista de Esgrima apresenta e conduz vivência que aborda as técnicas e movimentos básicos da modalidade de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e se defender.

Sobre a Esgrima

Considerada a mais antiga arte marcial do Ocidente a esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate. Sua história tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. A modalidade passou a ser esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola norte-americana de esgrima.

Existem três disciplinas na competição: o florete, a espada e o sabre, que se diferem no formato da lâmina, nas zonas do corpo onde um toque é válido, e quanto ao funcionamento das mesmas.

O florete pesa, no máximo, meio quilo e tem até 1,10m de comprimento. Tem por objetivo atingir o tronco do adversário com a ponta da arma.

A espada pesa até 770g e tem as mesmas medidas do florete. Pode-se atingir qualquer parte do corpo do adversário, mas sempre com a ponta da arma.

O sabre, usada somente por homens, é a menor das três armas. Mede até 1,05m e pesa menos de meio quilo. O objetivo é tentar atingir o adversário da cintura para cima.

A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento e de 1,5m a 2m de largura. As vestimentas utilizadas são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor.

A programação acontece na praça do Sesc. Grátis. Vagas limitadas Recomendação etária 07 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000.

SERVIÇO

Sesc Verão 2015

Boxe

Dias 14 e 15, quarta e quinta

Às 17h e 19h30

Esgrima

Dia 16, sexta, às 17h e 19h30

Dia 17, sábado, às 14h e 16h30

Praça. Grátis.

Vagas limitadas.

Recomendação etária 07 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo