Rede de ensino municipal inicia o ano letivo em São José dos Campos

O primeiro dia foi marcado por organização, cuidado e acolhimento, reforçando o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade desde o início do ano

Primeiro dia de aula foi marcado por expectativas, animação e acolhimento carinhoso em toda rede municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O ano letivo de 2026 começou oficialmente na quarta-feira (5) para cerca de 80 mil alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos, que retornaram às salas de aula em 180 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

O primeiro dia foi marcado por organização, cuidado e acolhimento, reforçando o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade desde o início do ano.

Acolhida e expectativas

Logo nas primeiras horas da manhã, estudantes foram recepcionados por professores, gestores e equipes pedagógicas, em um ambiente preparado para garantir segurança, bem-estar e integração. Além da retomada das aulas, os alunos receberam o conjunto de materiais escolares, entregue pela Prefeitura para assegurar igualdade de condições de aprendizagem e apoiar o desenvolvimento pedagógico ao longo do ano.

Na Emefi Professor Possidônio Salles, localizada no bairro Jardim Americano, foi possível observar o clima de entusiasmo, ansiedade positiva e expectativa que marca o retorno escolar.

A professora do 5º ano, Fabiana Morgado, falou sobre o significado do primeiro dia de aula e o papel do acolhimento nesse momento.

“O primeiro dia de aula traz diversas expectativas para nós, tanto para os pais quanto para os alunos, para nós professores. Gera uma ansiedade natural e nós estamos aqui para acolher e estamos todos muito animados para esse ano”, afirmou.

Para muitos estudantes, o início do ano letivo também representa mudanças e novos desafios. É o caso de Brenda Campos Torres, de 9 anos, aluna do 5º ano, que estuda pela primeira vez no período da manhã e encara essa nova fase com otimismo.

“É o meu primeiro dia de aula, eu estou muito ansiosa e acredito que vou ser bem melhor que no ano passado e vou melhorar as minhas notas. Acho que estudar de manhã vai ser mais legal”, disse.

Material escolar

A distribuição do material escolar no primeiro dia de aula foi um dos destaques do retorno às atividades. O conjunto entregue pela Prefeitura é composto por itens adequados a cada etapa de ensino, garantindo que todos os alunos tenham acesso aos recursos necessários para acompanhar as aulas desde o início do ano letivo.

Entre os estudantes, a entrega gerou entusiasmo e motivação. “Eu tive muita expectativa esse ano no meu material e vou usar bastante, eu gostei muito dos cadernos e da régua, tem muita coisa boa e superou as minhas expectativas, adorei”, destacou Maria Eduarda Braga, de 11 anos.

Já Mannuela Oliveira, também de 11 anos, ressaltou a alegria em iniciar o ano letivo já equipada para as atividades escolares.

“Eu estava muito ansiosa para o primeiro dia de aula, mas sabia que ia ser um dia legal e eu gostei muito dos materiais que eu ganhei, fiquei feliz”, contou.

A entrega antecipada do material contribui diretamente para o engajamento dos alunos e para a rotina pedagógica das escolas, fortalecendo o aprendizado e estimulando a participação em sala de aula.
Educação Infantil

O retorno às aulas aconteceu em toda a rede de ensino municipal, incluindo as unidades de Educação Infantil, que exigem atenção especial neste período de adaptação. Para receber os alunos, os espaços escolares passaram por organização cuidadosa, com ambientes planejados para favorecer o acolhimento e o desenvolvimento integral das crianças.

A professora de Educação Infantil 1, Neiva Chaves, explicou que cada detalhe foi pensado de forma intencional para garantir segurança emocional e estímulo às aprendizagens.

“Cada detalhe da preparação e organização do espaço escolar foi planejado de forma intencional e cuidadosa, considerando as necessidades, os interesses e o desenvolvimento integral das crianças”, disse.

“Os ambientes foram estruturados para favorecer o acolhimento, a segurança emocional, a autonomia e a curiosidade, para um contexto estimulante que convida as crianças a se sentirem pertencentes e motivadas para uma nova jornada de aprendizagens, descobertas e construções significativas”, completou Neiva.

A professora ressaltou o cuidado na preparação dos espaços escolares para acolher as crianças | Foto: PMSJC
Rede e profissionais preparados

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

O início do ano letivo conta com o trabalho de mais de 6 mil profissionais da educação, entre professores, gestores, membros das equipes pedagógicas e técnicas, que atuam diariamente para garantir aprendizagem completa, acolhida, cuidados e um ambiente escolar seguro, organizado e moderno.

A Prefeitura de São José dos Campos segue investindo em políticas públicas voltadas à educação, com ações que vão desde a preparação das unidades escolares até a valorização dos profissionais e a entrega de materiais pedagógicos e suporte às escolas.

O objetivo é assegurar que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de aprendizagem desde o primeiro dia de aula.

Botão Voltar ao topo