Volta às Aulas: São José se prepara para receber 80 mil alunos

Escolas e profissionais da Educação estão com tudo pronto para receber os estudantes nesta quinta, dia 5. ( Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Com o início do ano letivo nesta quinta-feira (5), as escolas municipais intensificam as ações para garantir organização, acolhimento e segurança aos estudantes.

Nesta terça-feira, na Emefi Profa. Leonor Pereira Nunes Galvão, localizada no bairro Vila Industrial, professores, gestores e alunos do grêmio estudantil se reuniram para organizar os materiais escolares, que serão entregues aos alunos no primeiro dia de aula.

Além da organização, as unidades de ensino reforçam a importância do cuidado e da preservação do material escolar ao longo do ano letivo. A orientação é para que os alunos utilizem os itens de forma consciente. O cuidado coletivo ajuda a prolongar a vida útil dos recursos e fortalece o senso de responsabilidade entre os estudantes.

Expectativas

Na Emefi Leonor, a organização dos materiais contou com a participação ativa de alunos e professores, que também compartilharam a expectativa para o início do ano letivo. Para Guilherme Nunes, de 14 anos, do 9° ano, este ano letivo será especial.

“Estou com a expectativa muita alta por ser meu 9° ano nesta escola. Ajudar a organizar os materiais e ver a qualidade do que chega para nós é muito bom”, contou.

Já Ana Beatriz Viana, de 14 anos, que irá cursar o 8° ano, destaca a importância de colaborar com a escola. “Este ano vou para uma sala diferente, estou animada. Ajudar e participar das atividades na escola é importante”, afirmou Beatriz.

Para o professor José Edvan Siqueira, da Educação Especial, receber o material no início das aulas é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades.

“Nós professores sempre esperamos um ano melhor que o anterior, a importância dos materiais escolares logo no início é que eles comecem o ano com o necessário para acompanhar cada disciplina”, ressaltou.

Cuidado no trânsito

O retorno das atividades escolares também provoca aumento no fluxo de pedestres e veículos nas proximidades das unidades de ensino. Por esse motivo, é importante que o estudante saia um pouco mais cedo de casa! A Prefeitura reforça orientações de trânsito para garantir a segurança de todos.

Os agentes de mobilidade atuarão diretamente na organização do trânsito nos horários de pico. O foco principal é garantir a travessia segura dos alunos e orientar os condutores para evitar comportamentos de risco nas proximidades das instituições.

Novas Regras e Fiscalização
Um dos destaques das ações educativas é a orientação sobre as novas regras para a circulação de bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos autopropelidos, com a distribuição de material informativo sobre onde e como cada veículo deve circular.

Além do trabalho educativo, os agentes estarão atentos à fiscalização de infrações que impactam a segurança, como:

Uso de celular ao volante
Transporte irregular de crianças
Desrespeito às vagas exclusivas (vans escolares e PCD)
Prática de fila dupla, que prejudica a visibilidade e a fluidez

 

Botão Voltar ao topo