Prefeitura de Taubaté cria gabinete de crise para alinhar ações integradas após fortes chuvas

(Foto: Divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté criou na manhã desta segunda-feira (2) um gabinete de crise para alinhar ações e serviços integrados após a forte chuva que atingiu o município na tarde de domingo (1º).

A reunião contou com a participação de representantes das Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Saúde, Desenvolvimento e Inclusão Social, Segurança Pública e Defesa Civil.

A criação do gabinete de crise tem como objetivo definir demandas prioritárias, de acordo com as informações e demandas recebidas pelas secretarias municipais; além de traçar estratégias de trabalho.

A metodologia de trabalho adotada segue o SCI (Sistema de Comando de Incidentes), muito utilizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros órgãos, principalmente na gestão de desastres e emergências, permitindo que diferentes secretarias atuem de forma coordenada.

A medida busca ainda concentrar esforços em diversas ações, como nos serviços de limpeza das vias, bocas de lobo e desassoreamento de córregos; identificar os serviços que podem ser desenvolvidos com equipes e recursos da Administração Municipal; entre outras ações a fim de atender de forma gradativa as solicitações recebidas e assim diminuir o tempo de resposta à população.

Apesar do gabinete de crise ter sido criado nesta segunda, os trabalhos das equipes da Prefeitura foram iniciados ainda no domingo, com equipes das Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Inclusão Social e Defesa Civil, além do Fundo Social atuando em diversas frentes de trabalho espalhadas pelo município.

Nível atípico de chuva
O temporal que atingiu Taubaté no domingo (1º) registrou 77 milímetros de chuva em poucas horas, volume considerado atípico até mesmo para o verão e que corresponde a cerca de 62% de toda a chuva registrada em fevereiro de 2025.

Diante do cenário, a Prefeitura de Taubaté acionou o Plano de Contingência, com atuação integrada da Defesa Civil e de diversas secretarias municipais, como Obras, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, além do Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) e do apoio de outros órgãos. As equipes seguem mobilizadas com monitoramento de áreas de risco, atendimentos emergenciais, vistorias técnicas e ações para reduzir os impactos à população, mesmo após a realização de trabalhos preventivos ao longo do ano.

Para atender as famílias afetadas, o Fussta recebe doações de colchões, produtos de limpeza e higiene, móveis e eletrodomésticos, com prioridade para sofás, armários, geladeiras e fogões.

O contato para orientações, triagem e encaminhamentos deve ser feito pelo WhatsApp (12) 99185-9193. As cestas básicas podem ser entregues no Banco de Alimentos, localizado na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, nº 70, no Jardim das Nações.

Já as doações de materiais, móveis e eletrodomésticos devem ser encaminhadas à sede do Fussta, na estrada do Pinhão, nº 243, no bairro Santa Fé.

Botão Voltar ao topo