Força-tarefa intensifica ações de combate a danos causados pelas chuvas em Taubaté

(Foto: Divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté mobilizou uma ampla força-tarefa para reduzir os impactos provocados pelas fortes chuvas registradas no domingo (1º).

Um gabinete de crise foi montado, centralizando informações e coordenando ações emergenciais para garantir a segurança da população, a recomposição das vias públicas e o restabelecimento da mobilidade em diferentes regiões da cidade.

Somente na segunda-feira (2), o Grupo de Ações de Pronta Resposta atuou em diversos pontos críticos, com mais de 115 servidores envolvidos, entre equipes diretas e indiretas, incluindo operadores de máquinas, equipes de limpeza, supervisores e apoio logístico.

Foram mobilizados 14 equipamentos pesados, entre caminhões basculantes, caminhões de carroceria, caminhões truncados, pá carregadeira e retroescavadeiras, utilizados em serviços de limpeza, desobstrução e remoção de resíduos acumulados pelas enxurradas.

As ações ocorreram em locais estratégicos, entre os principais serviços realizados, estão:

Hércules Marsson: Limpeza e desobstrução de ramal.
Av. Dom Pedro I (Parque Três Marias): Limpeza de vias alagadas e remoção de resíduos acumulados.
Córrego do SEDES: Início da limpeza e desobstrução de áreas do entorno.
Mercado Municipal: Limpeza de resíduos internos e externos.
Av. Desembargador: Limpeza completa e remoção de entulhos.
Mercatau: Limpeza de resíduos acumulados.
Av. Juca Esteves: Limpeza do pavimento e remoção de resíduos urbanos.
Túnel da Daruma: Limpeza e desobstrução das passagens de acesso.

Na terça-feira (3), estão previstas diversas ações, entre elas a continuação da desobstrução na Avenida Cinderela, a abertura de via para vistoria na Av D Pedro I, na altura da EMEF Emílio Simonetti, limpeza das bocas de lobo na Rua das Andradas e Av do Povo, além da limpeza do córrego próximo à linha férrea do bairro Gurilândia.

A centralização das informações no gabinete de crise permitiu priorizar áreas mais afetadas, acompanhar em tempo real a evolução dos serviços e redirecionar recursos conforme a necessidade.

Supervisores mantiveram comunicação constante com a central de gerenciamento, garantindo agilidade, eficiência operacional e resposta rápida às demandas emergenciais.

Na zona rural, equipes específicas também foram mobilizadas para atender ocorrências em estradas como Sete Voltas, Borba, Pouso Frio, Goiabal e João Pasin.

Somente em uma das frentes de trabalho, foram 40 ocorrências atendidas, entre remoção de árvores caídas, limpeza de barreiras e desobstrução de passagens de água.

As equipes seguem atuando em pontos ainda críticos, como a Estrada Malacacheta, onde houve o colapso de uma ponte devido à força da enxurrada, e que passará por avaliação técnica para definição das medidas emergenciais.

A Prefeitura reforça que não está medindo esforços para atender todas as pessoas afetadas e seguirá com os trabalhos enquanto houver necessidade.

As ações fazem parte do compromisso permanente da administração municipal em atuar de forma rápida, integrada e responsável diante de eventos climáticos extremos, priorizando a segurança, a mobilidade e a qualidade de vida da população de Taubaté.

Chuva acima da média
O temporal que atingiu Taubaté no domingo (1º) registrou 77 milímetros de chuva em poucas horas, volume considerado atípico até mesmo para o verão e que corresponde a cerca de 62% de toda a chuva registrada em fevereiro de 2025.

Diante do cenário, a Prefeitura de Taubaté acionou o Plano de Contingência, com atuação integrada da Defesa Civil e de diversas secretarias municipais, como Obras, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, além do Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) e do apoio de outros órgãos.

As equipes seguem mobilizadas com monitoramento de áreas de risco, atendimentos emergenciais, vistorias técnicas e ações para reduzir os impactos à população, mesmo após a realização de trabalhos preventivos ao longo do ano.

Para atender as famílias afetadas, o Fussta recebe doações de colchões, produtos de limpeza e higiene, móveis e eletrodomésticos, com prioridade para sofás, armários, geladeiras e fogões.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

O contato para orientações, triagem e encaminhamentos deve ser feito pelo WhatsApp (12) 99185-9193. As cestas básicas podem ser entregues no Banco de Alimentos, localizado na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, nº 70, no Jardim das Nações.

Já as doações de materiais, móveis e eletrodomésticos devem ser encaminhadas à sede do Fussta, na estrada do Pinhão, nº 243, no bairro Santa Fé.

Botão Voltar ao topo