
Uma comitiva estadual liderada pelo governador Tarcísio de Freitas fez na segunda-feira (2) uma visita técnica às obras de implantação do novo acesso viário de entrada ao Porto de São Sebastião. O projeto é estratégico para a mobilidade urbana e para a logística portuária do Litoral Norte.
“A gente está falando do acesso que liga direto o Porto de São Sebastião ao contorno de Sâo Sebastião e Caraguatatuba, ou seja, uma obra muito importante para a mobilidade urbana. Vai ficar mais fácil para os caminhoneiros, que vão gastar menos tempo e vai ser mais fácil o acesso direto para carregar e descarregar. E vai ficar mais fácil para o cidadão porque a gente tira o tráfego pesado de caminhões de dentro da cidade”, afirmou o governador.
A intervenção vai permitir que veículos pesados entrem e saiam diretamente do porto, sem a necessidade de circulação pelo centro da cidade, trazendo mais segurança, fluidez no tráfego e qualidade de vida para a população.
Com investimento de R$ 51,1 milhões, a obra já atingiu 92% de conclusão e tem previsão de entrega até o fim de março de 2026. A fase de obras está gerando mais de 170 empregos diretos, impulsionando a economia local.
O projeto contempla a implantação dos acessos viários 10 e 11 ao Porto de São Sebastião, além da construção de um viaduto de saída que conectará as vias projetadas dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião aos pátios e às vias internas do porto.
Além das novas vias de acesso e do viaduto, o projeto inclui sistemas de sinalização e segurança viária, drenagem profunda e superficial, iluminação e câmeras de monitoramento. As melhorias garantem um padrão elevado de segurança operacional e ambiental, alinhado às melhores práticas de engenharia e gestão de infraestrutura.
Com a conclusão das obras, o Porto de São Sebastião passará a contar com acessos mais eficientes e seguros, contribuindo para a redução de congestionamentos urbanos, a expansão da logística regional e o desenvolvimento econômico sustentável do Litoral Norte.
“Essa obra é fundamental para reorganizar o tráfego urbano de São Sebastião. Ao criar acessos exclusivos para veículos pesados, o Governo de São Paulo garante mais segurança, fluidez e qualidade de vida para a população, além de tornar a operação do porto mais eficiente”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini.
SP Pra Toda Obra
O novo acesso viário ao Porto de São Sebastião integra o SP Pra Toda Obra, programa do Governo de São Paulo que prevê melhorias em 21,2 mil km de rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e pelas concessionárias, com supervisão da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O investimento de R$ 30,5 bilhões é o maior da história do estado nesse segmento.

