
Referência em todo o país por sua eficiência e bons serviços prestados à população, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos completou 38 anos neste mês de janeiro.
A solenidade de aniversário será realizada nesta sexta-feira (30), às 10h, na sede da corporação na Vila Industrial, na região leste.
O evento contará com a participação dos guardas, seus familiares e amigos, de autoridades e de lideranças das forças de segurança que integram o programa São José Unida, implantado em 2017 e liderado pela Prefeitura para prevenir a violência e reduzir a criminalidade.
Também estarão presentes representantes de guardas civis municipais das cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Durante a solenidade, serão entregues placas de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho dos guardas de servir a população, com atitudes heroicas que salvam vidas, protegem o patrimônio público e contribuem com a queda da criminalidade, garantindo mais tranquilidade e qualidade de vida para a população.
Aprovação popular
Considerada uma das melhores Guardas Civis Municipais do país, a corporação joseense fechou o ano de 2025 com alta aprovação popular, de acordo com pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgada em dezembro e referente ao último trimestre do ano passado.
A GCM recebeu nota 715, também considerada como alto grau de satisfação, e está 103 pontos acima da média das cidades de grande porte, que é 612.
Dos 600 entrevistados, 5,5% responderam que o trabalho dos agentes é ótimo, enquanto 59% disseram que é bom. Para 26,8% é regular, para 4,8% é ruim e para 3,8% é péssimo. Saiba mais aqui.
Eficiência e inovação
Desde 2017, quando foi implantado o programa São José Unida, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de melhoria de sua infraestrutura com capacitação constante, uso de tecnologia e valorização dos profissionais com o objetivo de melhorar, cada dia mais, o atendimento prestado à população.
A corporação conta atualmente com efetivo de 373 homens e mulheres. Um grupo de 14 GCMs concluirá o curso de formação ainda no primeiro semestre deste ano. Outros 60 começaram a atuar nas ruas em julho do ano passado, reforçando o efetivo.
A GCM tem ampliado os patrulhamentos preventivos com viaturas elétricas, motos, bicicletas e a pé. Constantemente são comprados novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas.
Vanguarda em tecnologia, inovou em 2018 e foi a primeira força de segurança do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. No ano passado, foram adquiridos mais 7 veículos, com a frota chegando a 30 carros elétricos.
Serviço
Solenidade de 38 anos da GCM
Data: Sexta-feira (30)
Horário: 10h
Local: Sede da GCM (rua Professor Felício Savastano, 340, no Parque Industrial, na região le

