Real Madrid de novo no caminho do Benfica de Mourinho… e de Trubin na Liga dos Campeões

A primeira mão será jogada no dia 17 ou 18 de fevereiro no Estádio da Luz, para na semana seguinte, dias 24 ou 25, o Estádio Santiago de Bernabéu acolher a formação encarnada

O guardião ucraniano Trubin foi o herói das águias no último confronto com o Real Madrid. (Foto: SL Benfica)

O sorteio das ligas europeias realizado em Nyon, na Suíça, voltou a ditar um Benfica-Real Madrid, depois da equipa orientada por José Mourinho ter-se apurado no play-off da Liga dos Campeões, justamente diante da equipa merengue. Em sorte, os encarnados apenas tinham como adversários os comandados do técnico espanhol Álvaro Arbeloa ou o Inter de Milão, mas quis o destino que o grande duelo da passada semana voltasse a repetir-se. Então, o Benfica arrancou uma extraordinária exibição diante do conjunto da capital espanhola e uma robusta vitória (4-2), numa partida em que o guardião Anatoliy Trubin foi o herói improvável ao marcar o quarto golo, de cabeça, já em período de descontos (90+8 minutos). O ucraniano foi chamado por Mourinho à grande área contrária na marcação de um livre direto apontado pelo médio norueguês Fredrik Aursnes e marcou mesmo, com uma fulgurante cabeçada que bateu o seu colega de posição Thibaut Courtois.

A primeira mão será jogada no dia 17 ou 18 de fevereiro, no Estádio da Luz. A segunda mão está marcada para a semana seguinte, dias 24 ou 25, no Estádio Santiago Bernabéu. O vencedor do encontro terá depois como adversário o Manchester City ou o Sporting – pode haver mais um duelo entre os dois rivais da capital portuguesa -, que ficarão à espera, tranquilamente, do que se vier a passar. Na expectativa de quem passa aos oitavos de final da competição, para além do Sporting, estarão ainda o Arsenal, Bayern Munique, Liverpool, Tottenham, Barcelona e Chelsea, que entraram diretamente aos oitavos de final da competição, ao invés do Real Madrid e Benfica, envolvidos num play-off em que os encarnados revelaram uma atitude competitiva que mereceu rasgados elogios.

Aliás, foram muitos os que, antecipadamente, deram como praticamente certa a eliminação dos encarnados, obviamente em função de um adversário extremamente poderoso. O Real Madrid pode não atravessar um grande momento, mas possui jogadores de outra galáxia, casos do francês Kylian Mbappé ou do brasileiro Vinicius Junior, só por si capazes de desbaratar qualquer defesa. Como tal, o novo e empolgante duelo ibérico, a duas mãos, será uma das grandes atrações do mês de fevereiro, numa altura em que se fala com insistência no regresso de José Mourinho ao clube da capital espanhola. Naturalmente que esse é um cenário que pode muito bem acontecer, mas nunca antes do final da temporada. O Special One recusa falar sobre o assunto, concentrado e compenetrado que está com este seu novo ciclo, mas não é um dado adquirido que prolongue o seu vínculo com o Benfica, que inclui uma cláusula especial. Mourinho pode rescindir o contrato com os encarnados nos 10 dias após o último jogo da atual temporada, possibilitando, assim, a quebra de uma ligação com custos reduzidos

FC Porto e SC Braga aguardam adversários

Já quanto à Liga Europa, tanto o FC Porto e SC Braga, que conseguiram o apuramento direto, terão de aguardar pelos vencedores das eliminatórias que envolvem o Ludogorets e o Ferencváros ou o Celtic e o Estugarda nos oitavos de final da competição. Os play-offs jogam-se a 19 e 26 de fevereiro e o adversário dos dragões e dos arsenalistas será conhecido no sorteio do dia 27, data em que ficará também definido o caminho até às meias-finais. Bem-sucedidos na fase de liga da Liga Europa, o FC Porto eliminou o Rangers, da Escócia, triunfando no Estádio do Dragão (3-1), enquanto que ao Braga bastou um empate a zero bolas no terreno dos neerlandeses Go Ahead Eagles para seguir em frente na prova.

O FC Porto garantiu a 5ª posição na fase de liga da Liga Europa, enquanto que o SC Braga sucedeu aos dragões no exto posto, ambos com 17 pontos em oito jogos, atrás do Olympique Lyonnais, Aston Villa, Midtjylland e Real Betis, e à frente do Friburgo e da AS Roma. Aparentemente, os adversários dos dois conjuntos portugueses parecem ser acessíveis, exceção feita aos alemães do Friburgo, que conseguiu cinco vitórias e dois empates nas jornadas europeias, apenas perdendo por uma ocasião com os franceses do Lille. A nível interno, o conjunto germânico segue na 7ª posição da Bundesliga, ainda que muito distante do comandante Bayern Munique.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo