
A Prefeitura de São José dos Campos avança com os últimos preparativos para a entrega oficial da Emefi Hélio Walter Bevilacqua, localizada no bairro Jardim Bandeirantes.
A nova unidade será aberta para alunos e professores no início do ano letivo, em 5 de fevereiro, e será entregue oficialmente no dia 7, em evento para a comunidade, integrando o conjunto de obras de ampliação, reforma e modernização das escolas da rede de ensino municipal.
A escola é resultado de uma construção de 5.013,20 metros quadrados, que inclui quadra poliesportiva, ambientes inovadores, como as salas Maker e Google, laboratório de Ciências, sala de Artes, refeitório ampliado, espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Atendimento Psicopedagógico Institucional (API), além de 18 salas de aula. O investimento total foi de R$ 23.680.281,87.
Com a conclusão da obra, os alunos que já estudavam no antigo pédio da Emefi Hélio Walter passarão a frequentar o novo endereço, que também abriu mais 90 novas vagas.
Melhorias na região sul
Outra unidade contemplada com melhorias é a Emefi Luzia Levina, no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, também na região sul da cidade.
A escola passou por ampliação e reforma geral, que inclui nova quadra poliesportiva, salas temáticas do programa Educação 5.0, como: Maker, Leitura, Google e laboratório de Ciências, além de cinco novas salas de aula.
A unidade também recebeu espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Atendimento Psicopedagógico Institucional (API), o investimento foi de R$ 13.717.234,78.
As duas escolas estão entre as melhorias anunciadas em coletiva realizada em 2025. Com essas ações, a Prefeitura reforça o compromisso de ampliar o acesso à educação de qualidade em todas as regiões da cidade, garantindo escolas mais modernas, confortáveis e preparadas para atender às necessidades dos estudantes, professores e de toda comunidade escolar.

