Maurren Maggi será madrinha da Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão

A atual embaixadora da Federação Paulista de Atletismo (FPA) será a madrinha da competição. “É um prazer estar em Campos do Jordão, lugar que eu amo, e a experiência será incrível, com certeza”, disse a ex-atleta

 A atual embaixadora da Federação Paulista de Atletismo (FPA) será a madrinha da competição. “É um prazer estar em Campos do Jordão, lugar que eu amo, e a experiência será incrível, com certeza”, disse a ex-atleta.
A atual embaixadora da Federação Paulista de Atletismo (FPA) será a madrinha da competição. “É um prazer estar em Campos do Jordão, lugar que eu amo, e a experiência será incrível, com certeza”, disse a ex-atleta. (Foto: Divulgação/PMCJ)

Começou a contagem regressiva para a 1ª Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão. Maurren Maggi, medalha de ouro no salto em distância na Olimpíada de Pequim, em 2008, participou do lançamento oficial da prova, que será disputada no dia 15 de março. A atual embaixadora da Federação Paulista de Atletismo (FPA) será a madrinha da competição. “É um prazer estar em Campos do Jordão, lugar que eu amo, e a experiência será incrível, com certeza”, disse a ex-atleta.

O maratonista Paulo Paula, que representou o Brasil em três olimpíadas, (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021) também esteve na apresentação da Meia Maratona à imprensa. Ele confirmou sua participação e destacou os quase 1.700 m de altitude da cidade como o maior desafio. “Já estou aqui há três semanas fazendo adaptação porque correr na altitude não é fácil. Vai ser uma corrida de superação”, revelou.

A 1ª Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão estreia com todas as homologações necessárias para validação dos resultados. O aval foi dado não somente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), mas também pela World Athletics, órgão máximo do atletismo mundial. Com isso, as marcas e tempos obtidos serão válidos como índices para outras competições no Brasil e no exterior.

“Esta prova está no calendário internacional com todos os protocolos necessários. Se o atleta fizer um índice aqui, nós teremos as condições técnicas para homologar o resultado”, explicou Rogério Bispo, ex-atleta e vice-presidente da FPA. Além disso, a homologação da prova também garante aferição do percurso, arbitragem oficial, cronometragem eletrônica e total segurança e estrutura, incluindo a área médica, que será coordenada pela Dr. Ana Sierra, referência nacional em medicina esportiva.

Campeonato Paulista de Corrida de Rua

Com largada e chegada no Parque Capivari, a Meia Maratona vai passar pelas mais belas paisagens de Campos do Jordão. Com o perdão do trocadilho, serão 21 km em cenários de tirar o fôlego, incluindo a Ducha de Prata, um dos mais tradicionais pontos turísticos da estância. Parte do percurso será compartilhada com o 1º Campeonato Paulista de Corrida de Rua, com provas de 5 km e 10 km. “É uma competição conjunta para que os nossos atletas federados possam buscar melhores posições no ranking”, explicou Rogério Bispo.

No sábado, 14 de março, às 18h, haverá também a Prova de Milha, uma corrida de velocidade com 1.609 m de extensão muito comum nos Estados Unidos e Europa, e que vai servir de preparação para os 21 km. Para o secretário Municipal de Esportes, Marco Aurélio Zoffoli, a Meia Maratona de Campos do Jordão pretende fortalecer a estância como um destino do turismo esportivo também para provas pedestres.

“Os atletas de elite já treinavam em Campos do Jordão e a cidade merecia uma prova desse quilate. Com isso, a gente consegue também atrair o turista que gosta de correr”. Atualmente a estância recebe o L’Étape Brasil e o Giro d’Itália, duas das mais importantes provas de ciclismo amador da América Latina.

A expectativa é de que três mil atletas participem da Meia Maratona, que vai distribuir mais de R$ 50 mil em prêmios. Fábio Jesus, terceiro colocado na São Silvestre de 2025, já confirmou participação. As inscrições estão abertas no site Minhas Inscrições com desconto especial para jordanenses. Basta preencher um formulário disponível no Instagram oficial da prova: @meiadecampos.

Segundo o vice-presidente da FPA, a corrida vai entrar na história do atletismo de São Paulo e do Brasil. “Queremos chegar à 100ª Meia Maratona de Campos do Jordão. Temos total convicção de que a prova vai se tornar um evento de marca como a São Silvestre”, concluiu Rogério Bispo. A 1ª Meia Maratona de Campos do Jordão é uma realização da Federação Paulista de Atletismo em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

Botão Voltar ao topo