Rafa regressa ao Benfica um ano e meio depois de sair para o Besiktas

O avançado, de 32 anos, viveu uma quase interminável novela na Turquia e já não compete desde novembro. O contrato é válido até junho de 2008 a troco de cinco milhões de euros

Rafa e o presidente Rui Costa voltam a estar juntos, depois da novela turca chegar ao fim. (Foto: SL Benfica)

Chegou ao fim mais uma das habituais novelas a que o Benfica já habituou, em tudo idêntica à de João Félix, que acabou por ingressar no Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde atua Cristiano Ronaldo. Desta vez o enredo teve um final feliz, com Rafa Silva, que abandonou os encarnados no final da época 2023/24 a custo zero para ingressar no Besiktas, da Turquia, a cumprir o seu desejo. Mesmo que os números não tenham sido divulgados, sabe-se que o emblema da Luz terá oficializado a transferência do extremo por cinco milhões de euros fixos, mais dois milhões por objetivos, um esquema negocial que passou a ser comum a muitos clubes. Em cerca de uma temporada e meia em Istambul, Rafa disputou um total de 65 partidas, tendo apontado 23 golos e realizado 16 assistências. Resta agora saber em que condições físicas se encontra, pois está sem competir desde novembro.

Assinatura Contrato Rafa Silva. (Foto: SL Benfica0

Quando ingressou no Benfica em 2016, Rafa foi comprado ao SC Braga a troco de 16 milhões de euros, um excelente encaixe para os arsenalistas, mas acabou por sair para a Turquia sem qualquer tipo de compensação para os encarnados, o que, na altura, deixou os adeptos muito incomodados. O presidente Rui Costa bem tentou renovar o contrato do jogador, mas Rafa exigiu números exorbitantes, considerados incomportáveis para o clube encarnado. O regresso acontece depois de algumas semanas de muita especulação, mesmo sabendo-se que a intenção de Rafa passava pela vinda para Portugal. Aliás, o jogador não contava para o treinador do Besiktas, que chegou a dar “nota zero” ao futebolista em função da sua fraca aplicação nos treinos. Sabia-se que o ambiente era mesmo de cortar à faca, um conflito com episódios rocambolescos, com Rafa a alegar dores nas costas que o impediam de treinar, para mais tarde afirmar que pretendia sair devido a problemas de ordem familiar.

Finalmente, o tão desejado regresso ao Benfica. “Eu, basicamente, continuo o mesmo. Saudades de casa, queria voltar para casa. Surgiu uma possibilidade há poucos dias de isso acontecer e foi isso que acabou por acontecer. E estou muito grato por estar aqui e por estar de volta”, afirmou, em entrevista exclusiva ao canal do Benfica. “Quando me despedi, disse que me iria custar imenso a minha saída do Benfica. Mas ponderei muito, achei que era um ciclo que eu devia fechar na altura, que estava na minha hora de ir e precisava de outro tipo de aventura, neste caso, para continuar a minha vida. E foi isso que aconteceu», revelou ainda o extremo tão desejado por José Mourinho, dada a ausência de jogadores rápidos no ataque.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo