
Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba estão participando, durante o período de férias escolares, de uma série de formações voltadas ao aprimoramento das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2026.
As ações formativas são realizadas pela ODIN – Organização Social e Educacional, responsável pela execução dos Programas Núcleo Avançado Pinda Educa Mais, Aprendendo Língua Inglesa e Educação Inclusiva (mediador de apoio), e têm como objetivo fortalecer o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes da rede.
A programação contempla temas relevantes do cotidiano escolar, como bullying, relações étnico-raciais, uso das tecnologias na educação e educação inclusiva, entre outros assuntos diretamente relacionados aos desafios da educação contemporânea.
Os encontros articulam teoria e prática, promovendo momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento profissional, com foco nas situações vivenciadas no dia a dia das unidades escolares.
A iniciativa reforça o compromisso com a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais e a construção de uma escola cada vez mais inclusiva e acolhedora.
Para a gestora regional, Tayla Zarzur, a iniciativa é estratégica para o fortalecimento da educação municipal.
“Investir em formações contínuas demonstra um compromisso real com a educação pública de qualidade. Esses momentos permitem que os profissionais reflitam sobre suas práticas, ampliem seus conhecimentos e se preparem para atender, com ainda mais sensibilidade e competência, a diversidade de nossos estudantes.
A formação é um dos pilares para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva”, destacou.

