Pinda: Festival Raízes do Borba estreia com sucesso de público e fortalece turismo rural

(Foto: Divulgação/PMP)

O 1° Festival Raízes do Borba – Na Estrada do Sabor, em Pindamonhangaba, teve um início marcado por grande participação do público e experiências gastronômicas que evidenciam o potencial do turismo rural de Pindamonhangaba.

Realizado de 17 de janeiro a 1° de fevereiro, o festival transforma a região do Borba em um roteiro de sabores, cultura e lazer, reunindo restaurantes, sítios, pesqueiros, orquidários e empreendimentos locais.

No primeiro final de semana, visitantes de Pindamonhangaba e de outras cidades circularam pelos estabelecimentos participantes, movimentando a economia local e conhecendo diferentes atrativos da zona rural.

A abertura aconteceu no sábado (17), com destaque para o Restaurante Rancho Feliz, que recebeu grande público ao oferecer o prato especial de rabada com agrião e polenta mole, preparada no fogão a lenha.

No mesmo dia, o Pinguim Pinda apresentou o filé à fazendeiro, enquanto o Orquidário Feiticeira integrou o roteiro com a venda de plantas e orquídeas da época.

No domingo (18), a programação seguiu com o Rancho Português, no Graal Pinda, que serviu bacalhau com natas, além de porções tradicionais, e com o Pesqueiro Família Silva, que recebeu famílias e visitantes com opções de Tilápia e lambari em um ambiente de lazer e contato com a natureza.

A programação também contou com atividades complementares, como exposição de carros antigos, ampliando o caráter cultural e turístico do evento.

O Festival Raízes do Borba é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, e sua equipe na manutenção das estradas para chegar até os locais dos empreendimentos, e do grupo Mantiqueira Paulista.

A proposta é valorizar quem vive e produz no campo, fortalecer a identidade rural do município, incentivar o turismo de experiência e ampliar a visibilidade de regiões ainda pouco conhecidas da cidade.

Para o diretor de Turismo, Fábio Vieira, o início do festival confirma a força do turismo rural como estratégia de desenvolvimento.

“O primeiro final de semana mostrou que o público tem interesse em vivenciar novas experiências, conhecer o interior do município e valorizar a produção local.

O Raízes do Borba fortalece nossos empreendimentos, movimenta a economia rural e amplia o tempo de permanência dos visitantes em Pindamonhangaba”, destacou.

A programação do Festival Raízes do Borba segue nos próximos finais de semana, com cafés coloniais, tábuas de queijos, pratos típicos, produtos artesanais e atrações culturais, convidando moradores e turistas a percorrerem diferentes caminhos e sabores do município.

Confira a programação:
24/01 (sábado)

Queijaria Bolderini: 9h às 16h; Tábua de queijos “Raízes do Borba” e seleção Bolderini
Orquidário Feiticeira: 7h às 11h; Venda de plantas da época a preços de atacado

25/01 (domingo)
Parque Aquático Happy Kids: 9h às 18h; Porções e pastel de camarão (área verde e piscinas)
Sítio M. Villela: 8h às 12h; Café caipira
12h às 16h; “Arroz do Laurinho” (arroz com costelinha suína)

31/01 (sábado)
Restaurante do Paizão: 8h às 11h; Café colonial
12h às 16h; Cupim ao molho e pernil ao molho de abacaxi
Orquidário Feiticeira: 7h às 11h; Venda de plantas da época a preços de atacado

1º/02 (domingo)
Mr. Cheff Ecopark Restaurante: 12h às 17h; Pernil caipira, feijoada e buffet completo
Encerramento: Restaurante Rancho Mário Gomes – 11h às 16h; Torresmo à pururuca e rabada, com moda de viola

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Botão Voltar ao topo