
A Prefeitura de Pindamonhangaba já disponibilizou para consulta e pagamento o IPTU 2026 e a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (Taxa do Lixo 2026). Os contribuintes podem acessar os carnês exclusivamente de forma digital, por meio do site oficial do município: www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Ao entrar no portal, basta clicar no banner específico e informar a sigla do imóvel para ter acesso aos boletos. O modelo digital vem sendo adotado desde 2022, trazendo mais agilidade ao contribuinte, além de economia de papel e redução de custos para a administração pública.
O vencimento das guias está previsto para o dia 16 de março, mas os carnês já estão disponíveis desde 16 de janeiro, permitindo o pagamento antecipado. Tanto o IPTU quanto a Taxa do Lixo podem ser parcelados em até 10 vezes.
Neste ano, cerca de 90 mil imóveis estão cadastrados para a cobrança dos tributos em Pindamonhangaba. O IPTU mantém os mesmos critérios de desconto: 10% para pagamento à vista, 5% em duas parcelas e 2% de abatimento no parcelamento, desde que as parcelas sejam quitadas em dia. A Prefeitura informou que estuda, para o próximo ano, um projeto de lei que permita conceder descontos também na Taxa de Resíduos Sólidos.
Os valores do IPTU 2026 já refletem a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que estava defasada desde 1993, além da correção pela inflação medida pelo IPC da FIPE, fixada em 3,85%.
Os recursos arrecadados com o IPTU são destinados ao Tesouro Municipal e aplicados em áreas como saúde, educação, assistência social, segurança e infraestrutura. Já a arrecadação da Taxa do Lixo é vinculada exclusivamente aos serviços de coleta, transporte, transbordo, triagem e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
Em caso de dúvidas, os moradores podem procurar os guichês de atendimento da Prefeitura de Pindamonhangaba ou das Subprefeituras de Moreira César e Araretama, além dos telefones (12) 3644-5655 e (12) 3644-5600.
📍 Mais informações sobre Pindamonhangaba, clique aqui.

