publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

EPCAR recebe 139 novos alunos para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2026

Jovens aprovados entre quase 27 mil candidatos iniciam formação militar em Barbacena, com foco no ingresso na Academia da Força Aérea

Jovens iniciam etapa de adaptação militar após aprovação em concurso com mais de 26 mil inscritos
Jovens iniciam etapa de adaptação militar após aprovação em concurso com mais de 26 mil inscritos. (Foto: Diego Epiphanio /FAB)

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, recebeu no sábado (10) 139 jovens aprovados para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2026. O grupo foi selecionado em um dos processos seletivos mais concorridos do país, que contou com 26.905 inscritos em todo o Brasil.

O Exame de Admissão envolveu várias etapas eliminatórias, incluindo provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de condicionamento físico. Os candidatos chegaram à Escola acompanhados de familiares e foram recepcionados pelos militares da chamada Nascente do Poder Aéreo, momento que marcou a entrega da documentação final e o início oficial da jornada militar.

Durante a recepção, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Teixeira, apresentou aos novos alunos os valores e a missão da Instituição, que é preparar jovens para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. “Dos quase 27 mil candidatos, vocês estão aqui. É uma vitória fruto de muito esforço pessoal e familiar. Posso garantir que vale muito a pena, pois servir ao país é uma vida digna”, destacou o Comandante.

Entre os aprovados estão histórias marcadas por perseverança. A aluna Agatha Carvalho Mendes, do Rio de Janeiro, afirmou que a aprovação representa a realização de um sonho de infância. “Sempre me enxerguei na carreira militar. Estudei muito e essa era minha última chance por causa da idade. Quando vi o resultado no site da FAB, foi uma alegria imensa”, relatou.

O pai de Agatha, o sargento Alex Alves Mendes, da Marinha do Brasil, ressaltou a importância dos valores militares na formação da filha. Já a família de Bryan Santos de Granadeiro também comemorou a conquista, destacando o esforço do jovem durante anos de preparação, com apoio constante dos pais.

Nas próximas semanas, os novos alunos da EPCAR iniciarão o Estágio de Adaptação Militar, período voltado à ambientação à rotina acadêmica, à disciplina e aos valores da vida militar na Força Aérea Brasileira, etapa fundamental da formação inicial dos futuros Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica.

Botão Voltar ao topo