
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, recebeu no sábado (10) 139 jovens aprovados para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2026. O grupo foi selecionado em um dos processos seletivos mais concorridos do país, que contou com 26.905 inscritos em todo o Brasil.
O Exame de Admissão envolveu várias etapas eliminatórias, incluindo provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de condicionamento físico. Os candidatos chegaram à Escola acompanhados de familiares e foram recepcionados pelos militares da chamada Nascente do Poder Aéreo, momento que marcou a entrega da documentação final e o início oficial da jornada militar.
Durante a recepção, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Teixeira, apresentou aos novos alunos os valores e a missão da Instituição, que é preparar jovens para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. “Dos quase 27 mil candidatos, vocês estão aqui. É uma vitória fruto de muito esforço pessoal e familiar. Posso garantir que vale muito a pena, pois servir ao país é uma vida digna”, destacou o Comandante.
Entre os aprovados estão histórias marcadas por perseverança. A aluna Agatha Carvalho Mendes, do Rio de Janeiro, afirmou que a aprovação representa a realização de um sonho de infância. “Sempre me enxerguei na carreira militar. Estudei muito e essa era minha última chance por causa da idade. Quando vi o resultado no site da FAB, foi uma alegria imensa”, relatou.
O pai de Agatha, o sargento Alex Alves Mendes, da Marinha do Brasil, ressaltou a importância dos valores militares na formação da filha. Já a família de Bryan Santos de Granadeiro também comemorou a conquista, destacando o esforço do jovem durante anos de preparação, com apoio constante dos pais.
Nas próximas semanas, os novos alunos da EPCAR iniciarão o Estágio de Adaptação Militar, período voltado à ambientação à rotina acadêmica, à disciplina e aos valores da vida militar na Força Aérea Brasileira, etapa fundamental da formação inicial dos futuros Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica.

