
A Atenção Primária à Saúde, da Prefeitura de Taubaté, promove ações nas salas de espera das unidades básicas, em celebração ao mês de conscientização e combate à Hanseníase.
O Janeiro Roxo tem como objetivo alertar a população sobre essa doença contagiosa e que possui tratamento gratuito oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde).
A contaminação ocorre por bactéria que atinge os nervos, tendo como uma das primeiras sequelas a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos.
O diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.
Os sintomas incluem manchas claras com alteração de sensibilidade ao toque, calor ou dor; formigamento; fisgadas; dificuldades de segurar objetos ou andar; nervos doloridos ou engrossados; pele seca, sem suor e queda de pelos; ressecamento e feridas no nariz e irritação nos olhos e inchaço e fraqueza muscular nas mãos, pés e face.
No município, a avaliação inicial é feita na Atenção Primária e em casos suspeitos, o paciente é encaminhado ao AMI (Ambulatório Municipal de Infectologia) para coleta de baciloscopia e tratamento adequado, com medicação fornecida pelo Ministério da Saúde e segue protocolo padrão estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Durante o tratamento é feita a prevenção de incapacidades com rastreio para perdas funcionais relacionadas à doença que pode levar a sequelas graves, tantos neuromotoras e sensitivas e lesões mutiladoras também.
O AMI conta com equipe multidisciplinar com médicos infectologistas, dermatologistas, psicólogos, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e terapeuta ocupacional, visando o cuidado global ao paciente.
Em Taubaté, 51 pessoas foram diagnosticadas com Hanseníase este ano, 16 a mais em relação a 2024. A faixa etária de maior prevalência da doença é entre adultos de 50 a 59 anos, representando 15 casos, seguidos por idosos de 60 a 69 anos, com 11 casos registrados.
Confira abaixo datas e locais das ações:
08 de janeiro: São Carlos e São Pedro;
13 de janeiro: Aeroporto;
14 de janeiro: Continental;
15 de janeiro: Barreiro e Paiol;
16 de janeiro: Três Marias II;
19 de janeiro: Piratininga, Planalto e São José;
20 de janeiro: Fazendinha, Marlene Miranda e Pinheirinho;
21 de janeiro: Esplanada e IAPI;
22 de janeiro: Baronesa e Vila Marli;
23 de janeiro: Marlene Miranda;
24 de janeiro: Jaraguá e Quiririm;
26 de janeiro: Ana Rosa e Estoril;
28 de janeiro: Gurilândia;
29 de janeiro: Mourisco.

