
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Taubaté realiza a ampliação de sete unidades de ensino por meio do sistema construtivo modular. No total, serão 12 salas modulares e uma cozinha modular, além de banheiros.
As ampliações possibilitarão o atendimento de aproximadamente 200 alunos. As obras tiveram início em novembro de 2025 e a conclusão total está prevista para o início de 2026.
As primeiras escolas que receberão as salas modulares são:
· EMEI Profª Alice Klier Monteiro – implantação de uma sala de aula;
· EMEI Eunice Apparecida Pereira Paulucci – implantação de uma sala de aula;
· EMEIEF Profª Ana Silva Paolicchi Ferro – implantação de três salas de aula, um banheiro feminino e um banheiro masculino;
· EMEF Dr. Quirino – implantação de três salas de aula.
· EMEIEF Profº Ciniro Mathias Bueno – implantação de duas salas de aula, um banheiro feminino e um banheiro masculino.
· UEI Profª Thereza Villarta Gonçalves – implantação de duas salas de aula.
· EMEF Profº Walter Thaumaturgo – implantação de uma cozinha e uma despensa.
A utilização do sistema modular apresenta diversos benefícios, como maior rapidez na instalação; elevada qualidade construtiva em conformidade com as normas técnicas vigentes; flexibilidade de implantação em diferentes unidades e regiões; maior segurança durante a execução das obras e menor impacto operacional nas unidades escolares.
As salas modulares são uma solução moderna, sustentável e economicamente viável, que proporcionam redução de custos em comparação à construção convencional, menores gastos com manutenção, atendimento imediato à demanda por vagas e possibilidade de ampliação ou remanejamento das estruturas conforme a necessidade futura.

